Unidades da rede Ieptec iniciam cursos do programa Mulheres Mil

As ações do programa Mulheres Mil, do governo federal, são executadas no Acre pelo governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). As unidades de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Plácido de Castro iniciaram as aulas de alguns cursos profissionalizantes inseridos no programa na segunda-feira, 11.

Turma do curso de Cuidador Infantil em aula inaugural pelo centro da rede IEPTEC, João de Deus, em Plácido de Castro. Foto: Ascom/Ieptec

Com as primeiras 295 vagas previamente preenchidas por mulheres que possuem cadastro na Secretaria da Mulher (Semulher), parceira do Ieptec no projeto, o Mulheres Mil alcança sete municípios acreanos: Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Rio Branco, Tarauacá, Capixaba, Brasileia e Bujari.

Semulher é a principal parceria do Ieptec nas ações do programa e participou de todo o processo de inscrição. Foto: Ascom/Ieptec

O programa foi desenvolvido para atender mulheres de todo o país que têm 16 anos ou mais e vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica e/ou risco social, ou são vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, ou seja moradoras de localidades com infraestrutura deficitária.

Primeira turma do curso de Cuidador Infantil do núcleo de Tarauacá. Foto: Ascom/Ieptec

“As nossas unidades em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Plácido de Castro iniciaram as aulas dos cursos de assistente administrativo, frentista, operador de caixa, cuidador infantil e assistente financeiro, e, na próxima semana, estaremos com todas as turmas ativas, somando 11 cursos e 10 turmas”, comentou a coordenadora do programa no Acre, Rose Barlatti.

Futuras profissionais frentistas de Cruzeiro do Sul em primeira aula ministrada pela equipe do Ceflora. Foto: Ascom/Ieptec

Para o gestor do Ieptec, Alírio Wanderley, “colocar em ação o programa Mulheres Mil no Acre é um avanço significativo para a educação profissional que vai alcançar uma parcela significativa de mulheres vulneráveis e que precisam se capacitar para melhorar a renda da família ou até mesmo empreender”.

No total, o programa oferta, de forma gradativa, 1.117 vagas, sendo 792 nessa primeira fase e mais 325 a serem abertas no segundo semestre de 2024, com previsão de fechamento de todas as turmas até dezembro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter