Unidade móvel do Hemoacre realiza coletas de sangue no calçadão

Acorda, toma café, deixa as crianças na escola e vai trabalhar. Essa é a rotina de muitos de nós. Na maioria das vezes, por causa dessas obrigações do dia a dia, esquecemos do próximo, que precisa de ajuda por meio atitudes simples, mas extremamente solidárias.

Assim também é o dia de Jéssica Silva, que trabalha no centro de Rio Branco e fez na manhã nesta quinta, 13, a primeira doação de sangue de sua vida. Ela aproveitou a presença da unidade móvel do Hemoacre fazendo coleta externa no calçadão da capital acreana.

Uma única doação de sangue pode salvar até três vidas (Foto: Júnior Aguiar)

Quando indagada sobre o que a motivou a doar sangue, ela diz que sempre quis ajudar o outro por meio desse gesto, mas a rotina de trabalho não permitia. “Trabalho no centro, os horários de trabalho não são tão flexíveis para que eu possa tirar um tempo para ir doar. Hoje, com a unidade aqui no calçadão, pude realizar essa vontade. É uma sensação inexplicável saber que vou ajudar alguém que está precisando de sangue.”

O mesmo acontece com o autônomo Luciano Silva, segundo o qual, por conhecer pessoas e situações de vida diferentes, não é preciso esperar uma situação grave para ajudar o próximo, e por ser um procedimento simples, doa sangue com frequência.

“Sou doador há dois anos. O que me motiva doar sangue com frequência é saber que posso estar ajudando algumas pessoas mesmo sem conhecer. Afinal, ajudar o próximo é isso, é fazer o bem sem ver quem é.”

A doação de sangue é um ato voluntário. Vale lembrar que uma única doação pode salvar até três vidas.

Durante esta quinta, 13, e sexta, 14, a Unidade Móvel do Hemoacre ficará no calçadão de Rio Branco fazendo coleta. Para fazer a doação é necessário ter entre 16 e 69 anos e estar bem de saúde, bem como ter em mãos um documento oficial original com foto para apresentar. Menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável.

Quem preferir fazer a doação na sede do Hemoacre basta ir à Avenida Getúlio Vargas, 2787, das 7h30 às 17h30, inclusive sábados e feriados.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter