As instalações provisórias de atendimento de saúde da Cidade do Povo, em Rio Branco, já realizaram 305 atendimentos em menos de um mês. A unidade passou a funcionar no dia 22 de maio, atendendo não só os moradores locais, mas também de outros bairros da região. As instalações irão funcionar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade do Povo ser inaugurada.
“Já fizemos cerca de 170 atendimentos com os moradores e trabalhadores da Cidade do Povo, além de atendermos pessoas que residem em outros bairros e municípios”, explicou o enfermeiro responsável pela unidade, Michel Paes.
Paes ressalta que, nesse período, dos mais de 300 pacientes acolhidos, somente quatro pessoas tiveram que ser encaminhadas à UPA do 2º Distrito de Rio Branco. “Aqui realizamos pequenos procedimentos como curativos, suturas, hidratação venosa e nebulização, além de atendimentos emergenciais. Os casos com maior complexidade são encaminhados para as unidades de referência”, enfatizou.
Para atender a população, a unidade dispõe de três leitos para observação, uma farmácia – que é de responsabilidade do município de Rio Branco –, um consultório médico, uma sala para atendimento emergencial e ainda uma equipe de profissionais, composta de enfermeiro, técnicos de enfermagem e médico clínico-geral.
UPA da Cidade do Povo
A UPA da Cidade do Povo deve ser entregue no próximo dia 26. Essa unidade de saúde é classificada como UPA de porte 1, que funciona 24 horas por dia e pode resolver grande parte das urgências e emergências, com exames de raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.