Unidade de internação em Rio Branco ganha laboratório de informática e horta

Visando garantir a ressocialização de menores em conflito com a lei, o governo do Estado, por meio do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC), está reestruturando todas as unidades de internação com a implantação de laboratórios de informática e canteiros com hortaliças.

Na manhã desta sexta-feira, 24, a Unidade Aquiri foi a sétima instituição contemplada, com a inauguração de mais uma sala informática, contendo nove notebooks doados pela parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). O evento também anunciou a entrega de um canteiro com hortaliças, que também será utilizado para atividades de  ressocialização dos menores.

O evento de inauguração do laboratório se deu na Unidade Aquiri, em Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

Estiveram presentes o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos; também a chefe de Divisão dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, Joelma Barbosa, representando a secretária de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres Ana Paula Lima; e a chefe da Divisão de Ensino de Jovens e Adultos, Jeane Aguiar, representando a Secretaria de Educação.

O presidente do Instituto, Mário Cézar Freitas, afirma que a intenção é garantir a mesma estrutura nas oito unidades, faltando apenas a de Sena Madureira, que em breve será inaugurada. “Em toda a história do Instituto Socioeducativo do Acre, nunca tivemos espaços como esses, voltados para a garantia da ressocialização dos menores internados. É papel do Estado garantir que esses menores sejam novamente inseridos na sociedade e estamos preparando o caminho, levando conhecimento”, destacou o gestor.

Nove computadores foram doados para ressocialização dos internos da unidade. Foto: Neto Lucena / Secom

As aulas serão realizadas em parceria com instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ministrarão cursos de informática básica e avançada. A representante da Secretaria de Educação, Jeane Aguiar, reportou a mensagem enviada pela secretária Socorro Nery, garantindo a manutenção da parceria em prol da melhoria do sistema educacional dentro das unidades de intenção.

Plantando Sonhos

Plantando Sonhos é o nome do projeto pelo qual servidores estão sendo capacitados para cultivar hortaliças dentro das unidades de internação. Cada canteiro possui oito tipos de vegetais, entre hortaliças e frutas, que serão plantados e consumidos pelos próprios internos do Sistema Socioeducativo. A Unidade Aquiri também ganhou um canteiro.

“Fico feliz de podermos oferecer algo tão importante para os adolescentes institucionalizados. Não é um trabalho fácil, mas entendemos que é necessário ofertar políticas públicas e serviços humanizados. A horta é pequena, mas é fundamental. Precisamos melhorar o protagonismo dos jovens, para que saíam das unidades com oportunidades”, destacou Joelma Barbosa.

Joelma Barbosa representou a titular da SEASDHM no evento. Foto: Neto Lucena/Secom

Com 17 anos, o interno G. O. S pretende ser técnico de informática quando completar o regime disciplinar que cumpre há aproximadamente um ano e sete meses. Para ele, a chegada do laboratório de informática representa uma oportunidade.

“Eu sentei aqui e vi a oportunidade de sair e poder trabalhar como técnico de informática. Era o que queria fazer quando saísse da unidade e agora já vou começar a preparar o caminho para chegar ao mercado de trabalho. Voltar para o crime nunca mais”, afirmou.

O menor disse ter um sonho de ser técnico em informática. Foto: Neto Lucena/Secom

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter