Unidade de Abate de Suínos em Mâncio Lima entra em funcionamento

Tião Viana comemora a conquista do alvará de funcionamento da unidade que pode abater 35 animais por dia (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana comemora a conquista do alvará de funcionamento da unidade, que pode abater 35 animais por dia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em passagem por Mâncio Lima na manhã desta quinta-feira, 28, o governador Tião Viana pôde conferir o funcionamento da Unidade de Abate de Suínos do município. O local recebeu recentemente o alvará de funcionamento de suas atividades. Com capacidade de abate de 35 animais por dia e licença para vender em todos os municípios, espera-se agora uma grande incremento na economia da região com a atividade de suinocultura.

“Foi uma grande luta entre a inauguração e o licenciamento efetivo, mas agora o empreendimento está com pleno alvará de funcionamento, autorizado pelos órgãos de controle, com veterinário à disposição, o que anima todos os produtores”, disse Tião Viana. O governo ainda estuda a possibilidade de criar, em conjunto com os produtores do Juruá, uma fábrica de ração de suínos e aves, multiplicando e intensificando a atividade na região.

A unidade atende a uma reivindicação de produtores locais para a criação de um espaço adequado para abate e congelamento dos suínos. Segundo o gerente da Unidade de Abate de Suínos, Armando Nascimento, antes o abate era feito de forma irregular entre os produtores de Mâncio Lima. “Mas daqui para frente podemos fazer da forma correta, por conta desse grande investimento do governo do Estado. E também com o alvará eu posso transferir os animais para todos os municípios do Acre, inclusive a capital.”

Mâncio Lima possui hoje mais de 10 criadores de suínos em cativeiro, mas a população ribeirinha também trabalha na criação de animais. O abatedouro terá nesse primeiro momento cinco funcionários.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter