Unicef inicia 6º Ciclo de Capacitação no Acre

As crianças e adolescentes do Centro de Convivência da secretaria municipal de Assistência Social de Rio Branco participaram da abertura da capacitação (Foto: Angela Peres/Secom)
Crianças e adolescentes do Centro de Convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Branco participaram da abertura da capacitação (Foto: Angela Peres/Secom)

Protagonistas do presente e do futuro, as crianças e adolescentes dos municípios acreanos são prioridade na execução de políticas públicas de saúde, educação, esporte e cultura graças à parceria do Estado e municípios com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Durante dois dias, gestores e técnicos municipais inscritos no Selo Município Aprovado Edição 2013 – 2016 participam do 6º Ciclo de Capacitação, que encerra uma série de trabalhos desenvolvimentos ao longo desse período.

As 20 cidades que participam  dessa edição do Selo têm até o fim do mês de julho para apresentar os resultados e as metas dos indicadores sociais trabalhados em sua comunidade para conseguirem ser certificadas com o Selo Município Aprovado.

“O selo é um reconhecimento internacional para quem atinge as metas dos indicadores sociais e contribuem assim para melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes dos municípios participantes”, explicou a coordenadora da Unicef, Eliana Almeida.

20160426_093004
Jayne participa há dois anos das atividades do Centro de Convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Branco (Foto: Ludmilla Santos)

Beneficiada por ações da Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Branco, a adolescente Jaine Morais acompanhou a abertura da capacitação, realizada na manhã desta terça-feira, 26, no auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), e falou sobre sua participação nos projetos sociais da sua comunidade.

“É a oportunidade de aprender coisas novas todos os dias. Nas atividades somos incentivados a conhecer nossos direitos e deveres, e assim formamos nosso caráter”, declarou.

O ciclo de capacitações é realizado em todo o país. No Acre, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) é a articuladora regional do Selo Unicef, responsável por incentivar e apoiar os municípios na execução do plano de ação de cada participante.

“Nosso papel é apoiar a efetivação das políticas públicas e monitorar, avaliar o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais”, ressaltou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Gabriel Maia.

Todas as atividades realizadas pelos municípios brasileiros inscritos no Selo são compartilhadas na Plataforma Virtual de Acompanhamento (PVA) por um sistema digital que tem como principal função o acompanhamento da implementação das ações estratégicas propostas na atual edição do Selo.

A PVA tem ainda o papel de apoiar os municípios a atingir melhores resultados, a partir de ferramentas de troca de experiências de planejamento, implementação e de apresentação dos resultados.