Obras na avenida Marinho Monte devem ser concluídas nas próximas semanas

Após avanços nas obras da Avenida Rui Lino, em Brasileia, o governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deram início na segunda-feira, 25, aos serviços de recuperação da Avenida Marinho Monte, uma das principais vias da cidade, sendo parte da BR-317 dentro do município, além de corredor para a cidade de Assis Brasil e o Peru.

Segundo o supervisor de obras do Dnit, Thiago Caetano, logo que a operação nesse trecho foi iniciada, o órgão avançou em mais um diálogo com o governador Tião Viana para alinhar as pendências existentes. Entre elas, consta a questão do empenho da obra, que deve ser tratado em Brasília nesta quinta-feira, 28, com o Ministério dos Transportes.

“Com o empenho disponível no contrato, será possível avançarmos na conclusão das obras. Hoje estamos iniciando esses serviços no solo, em seguida vamos espalhar a brita e fazer a base, para, finalmente, fechar com o revestimento asfáltico. Nossa expectativa é de, em três semanas, concluir os serviços em toda a avenida, que serão os sete metros centrais”, explica o supervisor.

Dnit trabalha nos serviços no solo, e conclusão da base para, finalmente, fechar com o revestimento asfáltico (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Dnit trabalha nos serviços no solo, e conclusão da base para, finalmente, fechar com o revestimento asfáltico (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A deputada estadual Leila Galvão destacou que, junto aos comerciantes que lideram o movimento S.O.S. Marinho Monte no município, têm avançado positivamente as diversas reuniões que visam o andamento, celeridade e bom desempenho das obras.

“Hoje mesmo estivemos com o supervisor do Dnit, lideranças locais e representantes do movimento S.O.S  Marinho Monte, para debater sobre o início desses serviços. Essa é a preocupação do governo em executar uma parte desse projeto. São sete metros que o governador garantiu que fará, e terá outro projeto que amanhã ele estará em Brasília, juntamente com a equipe do Dnit e Ministério dos Transportes, para tratar do empenho desses recursos”, contou a parlamentar.

Entenda o caso

O estado da Avenida Marinho Monte até pouco tempo era de total degradação. Ouvindo o clamor da população de Brasileia, por intermédio do movimento S.O.S. Marinho Monte em fevereiro, com o apoio da deputada estadual Leila Galvão, o governador Tião Viana se responsabilizou, junto com o Dnit, por sua total reconstrução.

Tião Viana, que já havia tentando assumir a recuperação da avenida oito vezes junto à prefeitura – todas negadas -, decidiu que a situação deveria ser resolvida de uma vez por todas, e assumiu esse papel.

O sonho da população de Brasileia, então, começou a se tornar realidade quando as obras de recuperação da Marinho Monte se iniciaram.

Impasses com a prefeitura

Devido aos obstáculos constantemente impostos pela prefeitura, os empresários buscaram reforço para garantir que a obra avançasse e cumprisse seu objetivo único: beneficiar o município e a população.

No começo de março, o governador Tião Viana havia recebido a visita do prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, que buscou um acordo preliminar pela recuperação da avenida.

Havia sido decidido que governo e Dnit recuperariam a Marinho Monte, enquanto Tião Viana auxiliaria o prefeito a recuperar os valores das emendas parlamentares que ele havia alocado para isso junto ao Tesouro Nacional, para, assim, poder aplicar os recursos em benefício de Brasileia em outros projetos. Ainda assim, o acordo não foi honrado pela prefeitura, que não procurou mais o governo.