União entre governo e sociedade gera bons exemplos de empatia no Acre

As crises humanitárias são marcadas por ameaçar, por meio de adversidades, a manutenção da vida de pessoas. É uma situação de emergência que exige da sociedade, como um todo, uma mobilização imensurável. É nesse contexto que a sociedade acreana vem se sobressaindo e auxiliando o governo do Estado a lidar com os problemas causados pelo o avanço da pandemia, pela crise migratória e pelas cheias dos rios que banham a região.

União entre Estado e população traz ao Acre a certeza de que as crises serão vencidas. Foto cedida

Um exemplo dessa parceria está em Cruzeiro do Sul, quando um grupo, composto por voluntários, oferta refeições às equipes de linha de frente do combate à Covid-19, como forma de agradecer pelo trabalho prestado à população no Hospital Regional do Juruá.

Há quase um ano da detecção do primeiro caso da doença no Acre, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde vêm lidando diariamente com o desafio de vencer coronavírus.

A especialista em saúde pública Lucila Brunetta é uma das mentoras da ação e diz que a ideia é imensamente gratificante.

“Gostaríamos de levar as refeições a todos, para que entendam que reconhecemos  o seu trabalho. Como são muitos e estamos iniciando agora, escolhemos as turmas da noite porque, neste tempo de pandemia, eles nem têm onde comprar a alimentação nesse período. Acho que ainda é muito pouco, mas me sinto útil e estou convidando outras pessoas para ajudar”, disse a especialista.

Estudante abre mão de festa de 15 anos e, com doação, ajuda o Estado no combate à Covid-19. Foto: Marcos Santos

A estudante Iana Silva, de 15 anos, sentiu-se atraída pela ideia e relata que a atitude lhe ajuda a superar dificuldades pessoais.

“Eu sempre quis ter uma festa de quinze anos, mas os problemas me fizeram desistir. Foi quando abri mão da minha comemoração e resolvi ajudar o hospital. Eu me senti realizada, porque eles estão lá salvando vidas e sei que ficaram felizes. Sinceramente, espero que outras pessoas se sensibilizem e façam a sua parte. O mundo seria bem melhor se olhássemos para o outro com mais amor”, disse a jovem, emocionada.

O médico Luiz Barreiros relata que a atitude faz com que os profissionais se sintam lembrados e os impulsiona a seguir na guerra contra a Covid-19. “Vivemos um misto de emoções. Ora trazemos a alegria da alta, ora temos que intubar e reanimar alguém que, infelizmente, poderá ir a óbito. Essa é a missão mais intensa que um profissional da saúde já enfrentou. Parabenizo aos envolvidos na ação, que nos traz acolhimento e afago”, reforça.

O governador Gladson Cameli busca todas as alternativas e parcerias para que, em breve, possa declarar vencido o embate contra o vírus Sars Covid-2. Medidas como pedidos de vacinas, reforma e ampliação de unidades de saúde e a imposição de regras de isolamento social são exemplos do cuidado da gestão estadual. Ao multiplicar as parcerias com a população, o Acre se fortalece e preserva um dos pilares da governança de Cameli, que é resguardar a vida do acreano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter