Undime realiza primeiro encontro no interior

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) está realizando pela primeira vez um encontro no interior do estado (Foto: Onofre Brito)

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) está realizando pela primeira vez um encontro no interior do Estado (Foto: Onofre Brito)

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) está realizando pela primeira vez um encontro no interior do Estado. Iniciado na quarta-feira, 19, o evento, que será em Rodrigues Alves, termina nesta quinta-feira, 20, com a participação de secretários e equipes técnicas das secretarias de Educação de 18 dos 22 municípios acreanos e assessores do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e da Secretaria de Estado de Educação e Esporte.

Segundo a secretária executiva da Undime, Eva Izquierdo, a ideia do encontro surgiu no 13º Fórum da entidade que aconteceu em março em Rio Branco. Na ocasião foi detectada a necessidade de interiorizar a Undime e com isso levar as discussões temáticas também para o interior.

No encontro foram detalhadas informações relacionadas aos programas do MEC entre eles o Parfor, PDE Interativo, PAR, Proinfo com destaque para o ‘Mais Educação’ que visa o estabelecimento da Educação Integral nas escolas de Ensino Fundamental.

Secretária executiva da Undime, Eva Izquierdo (Foto: Onofre Brito)

Secretária executiva da Undime, Eva Izquierdo (Foto: Onofre Brito)

O vice-presidente da Undime e secretário municipal de Educação de Rodrigues Alves, Manoel Orleilson da Silva, explica que secretários municipais e equipes técnicas das secretarias de educação convivem diariamente com os temas tratados no encontro.

“Temos que executar estes programas e adequá-los as necessidade de cada município de maneira a proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade”. Ele considera que é o momento de tirar as dúvidas sobre a maneira de bem gerenciar os recursos dos programas, sob pena de os mesmos voltarem. A troca de experiências entre secretários e equipes técnicas para ele é de grande importância para aproveitar melhor os recursos.

Educação integral

Marilene Pedrosa Leite é assessora do Programa Mais Educação no MEC e foi convidada a participar do encontro. Ela trouxe informações de como gerir o programa que trabalha a educação integral nas escolas, em que o aluno permanece em média sete horas na escola. Ela alerta: “A escola que não gasta adequadamente não retoma o repasse dos recursos”.

Eunice Maia Gondi, considerou de fundamental importância o encontro e a adesão dos municípios aos programas (Foto: Onofre Brito)

Eunice Maia Gondi considerou de fundamental importância o encontro e a adesão dos municípios aos programas (Foto: Onofre Brito)

A secretária municipal de Educação de Epitaciolândia, Eunice Maia Gondi, considerou de fundamental importância o encontro e a adesão dos municípios aos programas do MEC.

O secretário municipal de Educação de Cruzeiro do Sul, Ivo Galvão, disse que foram tiradas todas as dúvidas relacionadas à formação dos professores da Plataforma Freire, uma parceria do MEC com a Ufac especialmente quanto ao início do programa e níveis de formação. “Outra questão fundamental é discutir o Plano de Ações Articuladas que é onde o MEC abarca todos os programas de financiamentos e de ações. É fundamental que as secretarias estejam atentas para as datas e os prazos, porque, vencidos os prazos, há os problemas de descredenciamento e perda de recursos”.

A secretária municipal de Educação de Sena Madureira, Wanda Motta, parabenizou a Unidme e o anfitrião, prefeito Francisco Ernilson de Freitas, o Burica. Ela conta que a educação integral já está implantada em todas as escolas urbanas e em quatro escolas rurais do município. “A educação integral é o caminho. Estamos tirando as dúvidas para colocar em prática com mais responsabilidade e conhecimento”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter