Unacon oferece radioterapia e melhora a qualidade de vida dos pacientes no Acre

Há um mês o Serviço de Radioterapia do Acre, da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), retomou os atendimentos em Rio Branco e tem promovido a melhora na qualidade de vida dos pacientes que precisam do tratamento para vencer o câncer e transformar a dor em alegria. A Saúde acreana tem se empenhado em realizar ações que impactem positivamente no bem-estar da população.

Acelerador linear permite que tratamento de pacientes seja feito em Rio Branco. Foto: Diego Gurgel/Secom

Antes, os pacientes oncológicos de Rio Branco e dos demais municípios, incluindo alguns do interior do Amazonas, quando precisavam realizar as sessões de tratamento por meio da radioterapia, necessitavam se deslocar para Rondônia ou outros estados via Tratamento Fora do Domicílio, (TFD). Atualmente, esses pacientes podem ser tratados em Rio Branco, na Unacon.

Presidente da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), João Paulo Silva. Foto: Danna Anute

“Mesmo em meio às dificuldades enfrentadas para a aquisição, instalação, liberação e manutenção do acelerador linear, aparelho encarregado para tratar pacientes que enfrentam o câncer, as esquipes da Sesacre [Secretaria de Estado de Saúde do Acre], Unacon e Fundhacre estão integradas e continuam se esforçando, pois quando trabalhamos em coletividade o êxito é uma consequência do processo planejado”, enfatizou o presidente da Fundação Hospital Estatual do Acre (Fundhacre), João Paulo Silva.

Paciente Thelma Jucá, de 61 anos, realizou a quarta sessão na unidade. Foto: Danna Anute

Na sexta-feira, 25, a paciente Thelma Jucá Rosas, de 61 anos, realizou a quarta sessão na unidade. “Descobri o câncer de mama em agosto de 2020, e sou acompanhada pela médica Lyvia Bessa. Não tive dificuldades no decorrer do tratamento e sempre tive muita atenção de todos os médicos, assistentes e enfermeiros. Cada um tem o seu modo de reagir diante de uma dificuldade; é preciso muita calma, fé e paciência”, afirmou.

A radioterapia oferece uma técnica precisa e utiliza uma dose de radiação no local do corpo que precisa ser tratado. Os outros tecidos e adjacências são poupados, reduzindo em alta escala os efeitos colaterais a curto e longo prazo. Para que isso ocorra, há uma série de etapas.

Acelerador linear em funcionamento. Foto: José Caminha

Há três planejamentos principais, e são respectivamente descritos por meio da realização da tomografia, que após o delineamento do órgão, por meio da imagem, passa pela análise do físico-médico.

Médico Melk Hadad: “Hoje, na Unacon, há 20 pacientes em tratamento, cinco já receberam alta”. Foto: Danna Anute

“Antes de fazer o tratamento do câncer, é preciso fazer o planejamento de imagens e para ser feito o tratamento de radioterapia  é feita uma preparação, que é realizada em três etapas principais, e depois disso o tratamento tem uma média de 30 dias. Hoje, na Unacon, há 20 pacientes em tratamento, cinco já receberam alta”, relatou o médico e responsável técnico pelos planejamentos na unidade, Melk Hadad.

A luta contra o câncer comove as pessoas por ser uma doença que devasta aos poucos. São inúmeras sessões de quimioterapia e radioterapia, e alguns pacientes sofrem com mais intensidade, pois há inúmeros efeitos na condição física, como feridas na pele e fraqueza muscular, alterando, em alguns casos, a condição motora da pessoa em tratamento de câncer.

“Minha mãe, Araci Gomes, de 74 anos, está há dois anos no tratamento de câncer de mama, com metástase na cabeça, e fez a segunda sessão de radioterapia na Unacon. Não esperamos muito tempo para realizar o tratamento, e hoje podemos continuar em Rio Branco”, relatou o filho da paciente, Rubicleis Gomes.

A Unacon é parte do complexo de serviço e atividades da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) desde 2007, e, integrado ao governo do Estado do Acre, tem buscado melhorar significativamente a qualidade de vida da população acreana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter