Um ano de avanços: políticas públicas em prol das mulheres no Acre

Por Márdhia El-Shawwa*

Em apenas um ano, as políticas públicas voltadas para as mulheres no Estado do Acre testemunharam uma transformação significativa, marcada pelo apoio mútuo, empatia e colaboração. A reafirmação do compromisso do governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher (Semulher), destaca-se como um marco importante na jornada em direção a um mundo mais justo e igualitário para todas as mulheres.

Desde a reimplantação da Secretaria de Estado da Mulher, em 1º de março de 2023, uma série de conquistas foi alcançada, como a reativação dos centros especializados de atendimento à mulher (Ceams) nas regiões do Alto Acre e Juruá, além da rearticulação do Comitê Gestor Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, com o estímulo à criação desse comitê nos 22 municípios do estado. Essas iniciativas visam fornecer suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade e, também, promover uma cultura de igualdade e justiça.

O desenvolvimento de 23 fluxos de atendimento para mulheres vítimas de violência e a implantação do Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres refletem o compromisso do governo em oferecer recursos e suporte adequados. Eventos como o fórum reiteram o comprometimento de criar um ambiente onde todas as mulheres possam viver sem medo de violência ou discriminação.

Outras iniciativas, como o fortalecimento dos vínculos familiares no sistema prisional de Rio Branco e a integração ao projeto Ela Somos Nós, que arrecadou recursos para a montagem das salas Bem-Me-Quer em delegacias de Polícia Civil do Estado, demonstram a abordagem abrangente adotada pelo governo estadual. A criação dessas salas em seis municípios do Acre, bem como o estímulo ao diálogo com a sociedade civil organizada, evidenciam um esforço conjunto para promover a igualdade de gênero em todas as esferas da sociedade acreana.

Destaca-se ainda a significativa presença da Unidade Móvel de Atendimento, conhecida como Ônibus Lilás, que alcançou 11 municípios do Acre, em um total de 24 ações; 504 escutas individuais com mulheres; impactando 25 mil pessoas com abordagens educativas. Esse serviço itinerante desempenha um papel crucial na prevenção e no combate à violência contra as mulheres.

Em 2023, durante o Mês da Mulher, 7.458 pessoas foram alcançadas com as atuações em palestras, rodas de conversa e acolhimento; houve nove mil ações ao longo dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, entre novembro e dezembro de 2023, em atividades como pit stops, abordagens educativas e de conscientização. Além disso, por meio do programa Não se Cale, 578 servidores públicos e privados receberam orientações quanto a assédios moral e sexual no ambiente de trabalho; além de alcançarmos 437.182 pessoas com as redes sociais.

É notável o reconhecimento desses esforços, com a Secretaria de Estado da Mulher do Acre alcançando o 6º lugar no ranking entre as 22 secretarias dedicadas às mulheres em todo o país. No entanto, o trabalho está longe de terminar. O compromisso futuro inclui o fortalecimento da gestão transversal das políticas públicas para mulheres em nível estadual e municipal, bem como a reativação do Ceam Regional do Purus e a entrega de duas Casas de Apoio à Mulher em Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia.

Mais do que nunca, é essencial continuar fortalecendo e apoiando todas as mulheres do Acre em sua busca por igualdade, justiça e dignidade. Este é apenas o começo de uma jornada contínua em direção a um futuro mais inclusivo e igualitário para todas.

*Márdhia Yusif Awni El-Shawwa Pereira é secretária de Estado da Mulher do Acre e delegada de Polícia Civil aposentada, com atuação no período de oito anos em delegacia especializada de atendimento à mulher

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter