O jornalista Leandro Altheman, radicado em Cruzeiro do Sul, autor do livro “Muká, a Raiz dos Sonhos” representou o Acre na Feira Literária da Lapa. O evento faz parte das comemorações dos 100 anos da Lapa e dos 450 da cidade do Rio de Janeiro.
“Muká, a Raiz dos Sonhos” trata dos relatos pessoais do autor, durante o processo de formação das lideranças espirituais do povo Yawanawá, do Rio Gregório. “O tema principal são os sonhos durante este período e, portanto também é uma história universal, já que todo mundo sonha”, disse Leandro.
Segundo o autor, o livro tem repercutido muito bem entre os cariocas, principalmente entre os que têm algum tipo de ligação, real ou imaginária, com a floresta.
“Há um crescente interesse na espiritualidade indígena e amazônica em geral e a floresta está cada vez mais presente no imaginário urbano. Para estas pessoas o livro traz um conteúdo especialmente interessante, porque foi de alguém que efetivamente vivenciou estas histórias”, comentou.
Leandro Altheman é natural de São Paulo e há 15 anos vive em Cruzeiro do Sul trabalhando como jornalista, sua ligação com os povos indígenas iniciou desde sua chegada ao Acre. Em 2006 ganhou o prêmio de jornalismo José Chalub Leite com a série de reportagens Yawa: a cultura de um povo.
Entre 2007 e 2010, fez três dietas de formação de lideranças espirituais, com o povo Yawanawá. Na última, ele fez uso da Muká, uma raiz que induz os sonhos, e leva o nome do livro.