Ufac e Defensoria reativam Núcleo de Atendimento Complementar e Estágio

O Nace foi reativado em maio (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O Nace foi reativado em maio (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado (DPE/AC) e a Universidade Federal do Estado do Acre (Ufac) possibilitou a reativação do Núcleo de Atendimento Complementar e Estágio (Nace) do curso de Direito, há mais de dez anos desativado.

A colaboração entre a DPE e a Ufac começou em 2011, quando o primeiro convênio foi assinado e teve um resultado positivo. Agora o Termo de Cooperação Técnico entre as instituições permitiu a reativação do núcleo de prática jurídica e disponibilizou estágio para os alunos dentro da universidade.

Por semestre, 90 alunos do 7º ou 10º período do curso de Direito da Ufac irão estagiar e vivenciar a experiência da Defensoria. O objetivo é transformar o Nace em um polo de atendimento da Defensoria, funcionando de segunda a sexta, no período da manhã. Nesse primeiro momento, os alunos passarão por um processo de formação, realizado pelos defensores, para poder atender a comunidade.

A professora das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado, Ana Carolina Couto, ressaltou que a reativação do núcleo foi um marco histórico para a instituição. “É uma finalidade da universidade contribuir com a sociedade, retornando o investimento que a União faz na formação dos alunos”, diz.

mmm (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Ana Carolina: “Contribuição com a sociedade” (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O Nace vai atender o mesmo público da Defensoria, que são pessoas que ganham até quatro salários mínimos. Para a DPE, a cooperação é muito satisfatória. “Temos carência de estagiários, além de podermos resolver os casos reais com os alunos”, afirma a defensora pública Clara Rúbia de Souza.

Já os alunos estão muito motivados: “Quem não tem disponibilidade de estagiar em outro horário sempre acaba indo para a sala de aula e não tem aquela experiência prática”, declara a acadêmica Nádia Caroline Mourão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter