Não será cobrada nova taxa de inscrição e candidatos devem aguardar divulgação dos locais das provas
A Universidade Federal do Acre (Ufac) divulgou no site da instituição (www.ufac.br) o novo calendário do vestibular 2009, cancelado após o Conselho Universitário ter observado algumas falhas no processo seletivo. As novas provas acontecem nos dias 1 e 2 de fevereiro e não serão efetuadas novas inscrições.
Os candidatos inscritos para o processo vestibular devem aguardar apenas a divulgação dos novos locais das provas. Segundo a reitora da Ufac, Olinda Batista, a princípio os locais permanecem os mesmos, com exceção das provas realizadas na Uninorte, que deverão ser feitas em outro local. “Mas ainda precisamos visitar os locais e tomar outras providências”, ressaltou.
O presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), Camilo Lélis, foi afastado do cargo e todos os membros pediram exoneração. Uma nova equipe já foi definida para assumir o comando do processo seletivo, mas ainda não se reuniu para votar a presidência. Por enquanto, o professor Henrique Jorge está à frente da Copeve. “Decidimos que ao invés de quatro a Copeve terá seis membros para facilitar os trabalhos que precisam ser feitos”, acrescentou Olinda.
Os prejuízos com o cancelamento do vestibular giram em torno de R$ 500 mil e a Ufac vai arcar com os custos do novo processo através de recursos próprios, remanejados dentro do orçamento da instituição. Não serão cobradas novas taxas.
Quase 18 mil candidatos se inscreveram para disputar uma das vagas que a Ufac oferece. Os fiscais do processo seletivo serão selecionados novamente entre bolsistas, professores e técnicos.
Cerca de 15 questões contidas nas provas foram copiadas da Internet, além de um dos temas da redação, o que resultou no cancelamento do processo. Outro fator que contribuiu para a anulação do vestibular foi a não entrega das provas de língua estrangeira para uma parte dos candidatos, uma falha dos fiscais que trabalharam no processo.