Obra beneficia diretamente oito bairros e a zona rural da região do Quixadá, atingindo cerca de 40 mil pessoas
A prefeitura de Rio Branco entregou no fim da tarde desta terça-feira , 23, a nova ponte sobre o igarapé São Francisco. A obra, de 45 metros de extensão, tem duas pistas de rolamento com tráfego simultâneo para os dois sentidos e foi construída com recursos próprios e do Ministério da Defesa , por meio do Programa Calha Norte.
De acordo com o secretário municipal de Urbanização e Obras Públicas, Wolvenar Camargo, o investimento custou cerca de R$ 2 milhões e integra uma obra maior – a urbanização e revitalização das estradas do São Francisco e Joaquim Macedo, que somam R$ 6,7 milhões.
A preocupação da prefeitura não foi apenas com os veículos, mas também com os pedestres e ciclistas. A ponte tem calçadas de ambos os lados – com parapeito para a proteção das crianças – e ciclovia com três metros de largura. A obra durou cerca de dois anos para ser entregue e enfrentou alguns entraves para sua conclusão.
Segundo Camargo, o primeiro obstáculo foi a construção dos alicerces, que só pôde ser possível durante o verão. A burocracia para a liberação dos recursos em Brasília e a falta de material – principalmente aço e cimento – por conta das obras do PAC também contribuíram para o atraso. A articulação do senador Tião Viana (PT-AC) junto ao Ministério da Defesa foi fundamental para que os recursos fossem liberados.
“Enfrentei muitas críticas durante a campanha, mas preferi agüentar toda a pressão calado. Poderia, sim, ter mandado acelerar a obra movido por interesses políticos, mas não fiz isso. Preferi ser responsável e entregar uma ponte com qualidade para durar pelo menos 60 anos. Quando a senadora Marina Silva disse na televisão que é melhor sofrer injustiças do que cometer injustiças, era a isso que ela se referia”, desabafou o prefeito Raimundo Angelim, bastante aplaudido pela comunidade presente à solenidade.
A ponte original tinha apenas seis metros de largura e só permitia o fluxo de veículos num sentido. A estrutura já estava bastante comprometida e o trânsito de veículos pesados havia sido proibido. Uma ponte de madeira foi construída paralela à obra para viabilizar a passagem de carros e motos. A nova ponte tem quase 15 metros de largura e foi construída com um aço específico para esse tipo de construção, fornecido por apenas uma empresa no Brasil.
“São 40 mil pessoas beneficiadas que podem ir e vir com mais tranqüilidade, mais segurança, com menos risco de violência, com uma via pública muito bem iluminada. É qualidade de vida e conforto para as famílias que moram nessa região”, disse o senador Tião Viana.
O presidente do bairro Eldorado e membro do conselho da Regional 3, Sebastião Gracindo, destacou a qualidade da obra. “Houve pessoas que nos procuraram para fazer propaganda contra o prefeito Angelim durante a campanha eleitoral, mas nós não participamos disso por conhecer a qualidade e o capricho com que a ponte estava sendo construída. Sabíamos das dificuldades encontradas durante a construção e sei o quanto essa obra é importante para cada um que mora na região. Sei quantas vidas foram perdidas nesta área, que agora está bem sinalizada e iluminada”, comentou.
O governador Binho Marques fez questão de comparecer ao evento, embora a obra não tenha a parceria do Governo do Estado. “O governo e a prefeitura sempre trabalham tão unidos em todas as obras, numa parceria saudável em que todos ganham, mas esta ponte foi esforço exclusivo do prefeito Raimundo Angelim, que está de parabéns. É uma obra extremamente importante para a região e imagino o sacrifício que ele precisou fazer para entregá-la, pois sei das dificuldades com as quais as prefeituras precisam trabalham quando se fala em recursos”, declarou.