Para o telespectador brasileiro, a televisão aberta já não é suficiente. Mercado que se espalhou nos Estados Unidos na década de 80, a TV por assinatura também tem grande adesão no Brasil. E em meio à pluralidade e rápido trânsito de informações, a opção virou um item regular nas casas de muitos acreanos, mas também motivos de muitas reclamações.
A divisão de reclamação do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Acre recebe diariamente denúncias sobre abusos por parte das prestadoras de serviço de TV por assinatura via satélite.
“O cancelamento é o problema mais reclamado. Os consumidores relatam ter dificuldade de extinguir a assinatura, que a empresa não comparece para buscar o equipamento, além das cobranças contínuas. Infelizmente, algumas empresas só cancelam após a intervenção do órgão”, alerta Daniella Barcellos, chefe da Divisão de Reclamação do Procon.
Visando informar e orientar o cidadão sobre seus direitos garantidos pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), o Procon dá algumas dicas referentes a assinatura e fidelização do produto.