sinal digital

TV Aldeia passará por processo de digitalização e se tornará a TV Educativa do Acre

O chefe do Departamento de Tecnologias Educacionais e da Informação da Secretaria de Estado de Educação Cultura e Esportes (SEE), Javã Costa, se reuniu esta semana com a equipe técnica da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, representando o secretário de Estado de Educação Mauro Sergio Cruz, que cumpria outra agenda no Ministério da Educação.

A reunião teve como pauta o processo de digitalização da TV Aldeia, que passará de transmissão analógica para digital e, em breve, se tornará a TV Educativa do Estado do Acre.

A EBC manifestou interesse em instalar um sinal digital em Rio Branco que seja utilizado exclusivamente para fins educativos e posteriormente expandir o sinal para as demais cidades acreanas.

O chefe do Departamento de Tecnologias Educacionais e da Informação, Javã Costa, com a equipe técnica da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Foto: cedida

A SEE, em parceria com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), fará os levantamentos técnicos necessários para garantir a implantação da TV Educativa Digital e, por meio dela, transmitir aulas e conteúdos educativos para os 22 municípios do Acre, alcançando assim os alunos da rede pública estadual de ensino.

“A nossa meta é que todo o estado do Acre seja coberto com a transmissão desse sinal para que os alunos da nossa rede possam ser alcançados e receber o sinal da TV Educativa nas suas casas, nas suas TVs, em todo o estado”, comentou Javã Costa.

A secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro, declarou ter recebido o Sistema Público de Comunicação em condições precárias em todos os aspectos e que buscou apoio em Brasília junto à bancada para ter condições de avançar.

“Não teríamos condições de dar conta da digitalização completa do sistema e por isso o sinal de TV continuou fora do ar. Acreditamos que junto com a Secretaria de Educação poderemos fazer muito, tanto pela comunicação quanto pela educação pública, gratuita e de qualidade”, concluiu.

Secretário Mauro Sergio em reunião no MEC busca melhorias para a Educação do Acre Foto: Cedida

Com o trabalho de educação a distância desenvolvido pela SEE durante a pandemia do novo coronavírus reacendeu a ideia da implantação da TV Educativa no Acre, que visa ampliar os processos educacionais em todo o estado.