Profissionais de Rondônia conhecem experiências ambientais do Acre

Uma visita técnica para troca de experiências entre os órgãos de meio ambiente de Rondônia e do Acre foi intensificada na semana passada. Duas profissionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) estiveram com responsáveis de órgãos municipais e estaduais de Meio Ambiente do Acre conhecendo os projetos do Estado, principalmente de educação ambiental, de quinta, 14, a sábado, 17.

As visitantes estiveram no Instituto de Meio Ambiente (Imac), Horto Florestal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O combate e prevenção ao fogo foi um dos principais assuntos em pauta, entre outros motivos, pela previsão de uma estiagem prolongada este ano na região. Outros projetos de destaque foram o Jovens Educadores Ambientais e o Licenciamento Ambiental.
Kátia Casula e Juliana Ribeiro, do setor de educação ambiental da Sedam, passaram três dias no Estado para conhecer as experiências de sucesso dos órgãos ambientais. A visita técnica foi incentivada pelo fato de se saber que o Acre "já tinha um trabalho adiantado em relação ao fogo", ressaltou Casula.

De acordo com Kátia, existem muitas diferenças entre o Acre e Rondônia, entre elas a área total de Estado e o percentual desmatado e as atividades econômicas. O Governo do Estado é destaque na prevenção das derrubadas e do fogo.