TRE e Estado se unem pela manutenção do número de zonas eleitorais no Acre

Governo e TRE se unirão para manter número de zonas eleitorais no interior junto ao TSE (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu nesta segunda-feira, 26, com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Roberto Barros. Eles discutiram sobre a redução no número de zonas eleitorais no estado e pactuaram um esforço conjunto para que ela não se concretize no interior.

As zonas eleitorais, também conhecidas como círculos eleitorais, são divisões que correspondem a critérios demográficos para organizar as eleições.

Ao todo, dez zonas foram criadas no Acre nos anos de 1976 e 1997, mas a partir deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), começou a rever as regras de criação, mudando até mesmo os números já instituídos.

Segundo Roberto Barros, só Rio Branco possuía três zonas eleitorais. Com a mudança, a capital acreana passa a ter agora apenas duas.

Já no interior, os estudos preliminares indicam que, das sete zonas existentes hoje, deve haver a redução de uma.

“Viemos então conversar com o governador quanto a essa situação e saber sua visão sobre o remodelamento. Chegamos à conclusão de que é importante manter as zonas eleitorais que já existem, não correndo o risco de diminuir mais uma e haver uma redução do atendimento ao eleitor no interior, onde há muitas comunidades de difícil acesso e os serviços podem ser dificultados”, conta o presidente do TRE.

Agora, governo e TRE se unirão para manter o número de zonas eleitorais no interior junto ao TSE e ainda, quem sabe, reverter a situação de Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter