Projeto “Se Liga Aí” forma jovens multiplicadores em Santa Rosa do Purus

Mais de 30 estudantes serão multiplicadores em Santa Rosa do Purus (Foto: Cedida)

Até parece uma gíria de adolescente – na verdade, é. A ideia é estar mesmo enturmado com eles, ou como dizem por aí, na mesma “vibe”.

Assim, nasceu o “Se Liga Aí”, um projeto desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e pelo gabinete da vice-governadora, que tem como objetivo formar jovens multiplicadores que vão promover entre seus grupos de convivência, informações educativas sobre saúde sexual e reprodutiva, doenças sexualmente transmissíveis, perigo do uso de álcool e outras drogas, gêneros/violência, entre outros.

Desde a implantação do “Se Liga Aí”, o projeto já percorreu dez municípios do estado, somando mais de 300 multiplicadores.

Dando continuidade às ações, na última semana, 31 alunos do ensino médio da Escola Padre Paolino Maria Baldassari, em Santa Rosa do Purus, foram capacitados.

A proposta, de acordo com o gerente da Divisão de Saúde do Adolescente da Sesacre e coordenador do programa, Antônio Neto, é formar 500 adolescentes multiplicadores em todos os municípios do Acre.

“O projeto vem trazendo resultados positivos. Inclusive, tem números que comprovam a redução nos casos de gravidez não planejada na adolescência. Desde 2014, estamos fortalecendo as ações de prevenção e promoção, com objetivo de contribuir com uma juventude mais consciente”, destaca Antônio Neto.

O projeto também promove a capacitação de profissionais da educação do ensino médio e unidades básicas de saúde que dão o suporte necessário aos adolescentes, que são os próprios gestores do “Se liga Aí” em cada município.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter