Trabalhos desenvolvidos nas penitenciárias do Acre são expostos em SC

Trabalhos artesanais e agrícolas são desenvolvidos nas nove unidades penitenciárias do estado (Foto: Cedida)
Trabalhos artesanais e agrícolas são desenvolvidos nas nove unidades penitenciárias do estado (Foto: Cedida)

Está sendo realizada em Santa Catarina, durante toda esta semana, a 1ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro. O Acre apresenta no evento os trabalhos artesanais, laborais e agrícolas que são desenvolvidos dentro das unidades penitenciárias acreanas. O evento em Florianópolis teve início na última terça-feira, 15, e termina nesta quinta-feira, 17.

Representantes do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) estão no encontro para mostrar essas ações aos demais estados. Atualmente, o Iapen possui atividades ocupacionais, agrícolas e laborais em todas as nove unidades existentes em seis cidades acreanas.

“A mostra consiste na apresentação das produções laborais nas unidades prisionais de todos os estados do país. Expusemos as produções de artesanato, marchetaria, produção agrícola, além de mostramos os cursos profissionalizantes que ocorrem dentro das nossas unidades”, disse o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel.

Além da exposição dos materiais confeccionados pelos reeducandos, foram realizados também seminários para debater temas relacionados às ações laborais nas penitenciárias de todo o Brasil, gestão de presídios, legislação e comunicação social.

“Esse intercâmbio é importante para que os estados brasileiros possam trocar informações, políticas de gestão pública penitenciária. Tudo isso é um aprendizado para todos nós”, concluiu Hessel.