Trabalho em equipe traz bons resultados para o aprendizado

Escola Teresinha Kalume é uma das finalistas do  Prêmio Gestão Escolar 2008
escola.jpgO trabalho integrado com a comunidade, a união da equipe de educadores na divisão de tarefas e os bons índices conquistados na área educional foram motivos suficientes para a escola de Educação Infantil Teresinha Kalume, no bairro Rui Lino, participar da nona edição do Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar.

Pela primeira vez concorrendo ao prêmio, a Teresinha Kalume tem desempenhado nos últimos anos um trabalho focado nas diferenças individuais e peculiaridades das crianças para garantir a qualidade do ensino dando ênfase à alfabetização e letramento, sem perder de vista a importância do lúdico dentro da faixa etária oferecida. Em 2007, a escola conseguiu alfabetizar cerca de 90% das crianças que concluíram o pré-III, o que rendeu para a instituição o titulo de campeã de alfabetização das escolas de educação infantil de Rio Branco.

Todas essas conquistas da instituição não aconteceram por acaso, mereceu um grande esforço da equipe e de pais de alunos, que se envolveram numa ampla campanha denominada de Combate a Evasão.O projeto mobilizou a comunidade, e principalmente a família dos educandos por meio de campanhas de sensibilização e de acompanhamento continuado das faltas não justificadas das crianças, no ambiente escolar.

Entre as muitas ações aplicadas pela Teresinha Kalume, dois projetos se destacam pela importância social e cultural “Sala de Artes”,  que visa estimular nos alunos suas competências estéticas e artísticas nas diversas modalidades da arte(Dança, Teatro, música, pintura )  e o “Lixo, o exemplo começa na escola”, que promove a consciência ambiental a partir de iniciativas realizadas dentro da própria unidade de ensino, como a coleta seletiva e a reciclagem.  

Para a diretora da escola, Maria Gabriela, o prêmio gestão é uma ferramenta que estimula e contribui neste processo de análise dos problemas enfrentados na instituição e suas soluções. “É uma forma de avaliar as escolas, em que há a oportunidade de ver o que deu certo e o que precisa melhorar no trabalho da escola. Em fim faz uma avaliação geral”, analisa a gestora.

Quanto a vencer o prêmio, Maria Gabriela acredita que todas são merecedoras pelo trabalho que exercem. “Todas são merecedoras do prêmio; pois fazemos um trabalho com foco no aprendizado. É um esforço coletivo em prol de uma educação melhor para todos”, concluiu a gestora.