Trabalho autônomo garante sustento de família na Cidade do Povo

Com trabalhos autônomos na Cidade do Povo o casal tem uma renda de três mil reais mensais (Foto: Angela Peres/Secom)
Com trabalhos autônomos na Cidade do Povo, o casal tem uma renda de três mil reais mensais (Foto: Angela Peres/Secom)

Impossível passar pela quadra 22 do bairro Cidade do Povo, em Rio Branco, e não notar a casa da Maria José Alves e do Alcimar Xavier. O capricho vai desde a grama plantada pelo casal até a cerca, cuidadosamente pintada de azul e branco.

Foi no novo endereço que o emprego que parecia tão distante chegou. “Foi aqui que vi uma oportunidade de ser dona do meu próprio negócio. Quando percebi que teria milhares de vizinhos, comprei meu carrinho de churrasco e hoje ajudo no sustento da família com a venda da comida que faço”, conta Maria José.

O casal e os três filhos, que moravam no bairro Taquari, foram contemplados na primeira entrega de unidades habitacionais pelo governo do Acre em 2014. De lá até aqui, muita coisa mudou para a família.

(Foto: Angela Peres/Secom)
Mais de dez mil pessoas moram na Cidade do Povo (Foto: Angela Peres/Secom)

Alcimar Xavier, marido de Maria, foi contemplado em 2014 pelo programa de apoio e incentivo aos pequenos negócios do governo do Estado. Além do curso profissionalizante para roçadeiro, ele recebeu ainda o equipamento para trabalhar, que usa hoje, para sustentar a família.

Atualmente os dois trabalham como autônomos no empreendimento Cidade do Povo e juntos têm uma renda mensal de três mil reais. Uma mudança completa, segundo Xavier. “Nossos filhos estudam aqui, nós trabalhamos aqui. Somos felizes neste novo lar”, concluiu.

Cidade do Povo

Segundo a Secretaria de Estado de Habitação (Sehab), 10.220 pessoas já vivem no empreendimento. O novo bairro da capital acreana conta com escolas, delegacia, postos de segurança e unidades de saúde – inclusive uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – e diversas áreas de lazer e comerciais. Ao todo, 10.518 moradias deverão ser construídas para receber mais de 50 mil pessoas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter