Solenidade será nesta sexta-feira, na Filmoteca acreana, a partir das 19 horas
Mostrar a importância da literatura acreana dentro do contexto da literatura brasileira e reconhecer a contribuição de poetas, jornalistas e autoridades em defesa do patrimônio histórico e cultural do Estado. Esses são os objetivos da solenidade de titulação da Federação das Academias de Letras e Artes do Acre, Academia de Letras e Artes de Paranapuã, Academia de Jornalistas e de Letras do Acre, Academia dos Poetas Acreanos, Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais e Federação das Academias de Letras e Artes do Rio de Janeiro.
O governador Tião Viana será um dos homenageados e receberá, juntamente com o desembargador Arquilau de Castro Melo, a medalha da Câmara Municipal Figueiró dos Vinhos, Leiria (Portugal). A comenda será entregue pela presidente da Federação das Academias de Letras e Artes do Rio de Janeiro, Eliane Mariath Dantas. “Esta homenagem ao governador deveria ter sido feita há dois anos, em reconhecimento à contribuição de Tião Viana como médico, professor e cientista, e agora por ser governador”, completou a presidente.
Além de prestigiar a solenidade de titulação aos acreanos, a presidente da Federação também está conhecendo os projetos culturais que estão sendo desenvolvidos em Rio Branco, como o “Sociedade de Poetas das Escolas”, um projeto da Federação Acadêmica de Letras e Artes do Acre, implantado em seis escolas e que motiva a arte entre os alunos.
O evento será realizado na próxima sexta-feira, 24, na Filmoteca da Biblioteca Pública Estadual, a partir das 19 horas. “Será um momento de agradecimento aos bons serviços prestados pelos poetas, jornalistas e autoridades. Um grande Estado se faz através da quantidade de alunos em sala de aula, médicos, professores e também de poetas”, destacou o presidente da Federação das Academias de Letras e Artes do Acre, Mauro Modesto.