Novo aeroporto de Rio Branco, Casas Populares e o Programa de Conservação de Ramais terão total apoio do governo federal
O governador Tião Viana concluiu no final da tarde desta quarta-feira, 30, em Brasília, mais uma agenda de sucesso para a sua administração. Acompanhado dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz e dos deputados federais Sibá Machado e Taumaturgo Lima, o governador esteve em quatro órgãos do governo federal para agilizar a execução de projetos e ações em favor da população acreana.
Acompanhado do secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo, e do representante do governo do Acre em Brasília, Carlos Rebello, o governador esteve pela manhã com a secretária Nacional de Habitação, Inês da Silva Magalhães, com quem tratou de liberar recursos para garantir a continuidade da construção das dez mil casas populares programadas ainda durante o governo Binho Marques.
Além disso, Tião Viana iniciou, com sucesso, negociações para construir mais duas mil casas populares através do programa federal Minha Casa, Minha Vida. “A secretária de Habitação mostrou inteira sensibilidade para assegurar o cumprimento da meta das 10 mil casas do governo Binho Marques, abrindo o horizonte de construção de mais duas mil casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida”, disse o governador.
Da Secretaria de Habitação, o governador foi para a direção da Infraero, onde discutiu a melhoria de operação do aeroporto de Rio Branco e recebeu a boa notícia de que a empresa vai fazer a reforma geral do terminal de passageiros e construir uma segunda pista de pouso e decolagem para garantir o tráfego normal de aeronaves de porte de vôos internacionais. A reforma do novo aeroporto custará em torno de R$ 400 milhões.
“A Infraero está ultimando os detalhes jurídicos para ir assinar no Acre, nos próximos dias, a autorização do projeto arquitetônico e de engenharia da correção técnica do aeroporto, que vai resultar numa nova pista e na ampliação do aeródromo em padrões técnicos de acordo com as necessidades do Acre”, assinalou o governador.
Conservação e recuperação de ramais
Com o novo presidente do Incra, Celso Lisboa Lacerda, que tomou posse na última terça-feira, Tião Viana acertou a liberação de R$ 10 milhões para iniciar, já no começo do próximo verão, as obras de conservação e recuperação de ramais em 17 municípios do Acre, dando, assim, maior suporte ao desenvolvimento do setor agrícola do estado.
“A sensibilidade do presidente do Incra foi absoluta. Nós vamos assinar o convênio, vamos fazer a licitação e vamos partir para o início das obras no início do verão”, assinalou o governador. Tião Viana também esteve na Secretaria Executiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Palácio do Planalto, para tratar da contratação dos projetos de pavimentação de ruas em todos os municípios acreanos, que fazem parte do PAC 2 do governo federal, com recursos já assegurados.
Ao fazer um balanço de mais essa jornada de trabalho em Brasília, o governador Tião Viana disse que a viagem foi muito positiva, pois teve “uma agenda amparada na sensibilidade do governo Dilma com o Acre, com horizonte que aponta para muitas realizações e avanços em favor do estado”. Tião Viana também agradeceu ao apoio que recebeu em Brasília dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz e dos deputados federais Taumaturgo Lima, Sibá Machado, Perpétua Almeida, Gladson Cameli, Henrique Afonso e “todos aqueles que estão ao nosso lado nessa caminhada por um Acre onde cada vez possamos fazer mais pelas pessoas”.