Ministro Ari Pargendler visita OCA, Biblioteca Pública e Hospital das Clínicas e elogia serviço de acolhimento
O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler, que veio ao Acre prestigiar a posse do desembargador Adair Longuini no Tribunal de Justiça, conheceu na manhã deste sábado alguns serviços públicos prestados pelo Governo do Estado que denotam o cuidado e o respeito do Executivo com os cidadãos acreanos.
A primeira parada foi na Organização das Centrais de Atendimento (OCA), que desde sua abertura, em dezembro do ano passado, já recebeu mais de 70 mil pessoas e concentra, num único prédio, serviços públicos municipais, estaduais e federais. Pargendler conheceu o funcionamento, a estrutura e a forma de organização da central, que oferece também brinquedoteca com monitores, lanchonete, espaço para treinamentos de funcionários e acesso livre e gratuito à internet através do programa Floresta Digital. Um exemplo nos avanços no serviço público alcançado pela OCA é o processo para abertura de uma firma no Acre, que antes durava em média 48 dias e hoje pode ser feito em apenas duas horas.
A Biblioteca Pública, que tem espaço para crianças com fantasias, acesso fácil aos livros e uma sala de tv, espaço para amantes de quadrinhos, sala de estudos, filmoteca e um vasto acervo literário também impressionou o ministro por sua estrutura e pelo ambiente lúdico que apresenta.
Na seqüência, o governador Tião Viana, o ministro Pargendler e o presidente do Tribunal de Justiça, Adair Longuini, seguiram para o Hospital das Clínicas, passando pela Quarta Ponte, Arena da Floresta e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito. O HC, a antiga Fundação Hospitalar, agora é um complexo de hospitais totalmente reformado, que apresenta uma nova filosofia de atendimento que preza pela humanização e conta com espaços adequados e modernos.
“Eu fiquei impressionado com a qualidade das estruturas e do serviço público que é prestado no Acre. Em estados bem maiores que este os hospitais particulares oferecem um certo conforto aos usuários, mas eu não vi um hospital público com essa estrutura que Acre oferece. É realmente motivo de orgulho para o Estado e para a população, que é atendida por uma OCA, que dispõe de uma biblioteca como a que visitei”, comentou o ministro.
Para o governador Tião Viana, mostrar obras tão bem acabadas e funcionais no serviço público também é motivo de orgulho para o Governo do Estado. “O sentido do serviço público é servir. É para isso que estamos aqui. É preciso servir, mas servir com gratidão, com carinho e cuidado. Este é o nosso compromisso com a população do nosso Acre.”
O presidente do TJ comparou as obras do governo com o novo prédio do Tribunal de Justiça, construído em parceria com o Governo Federal e Estadual. “Temos boas estruturas no Executivo e boas estruturas no Judiciário e isso cria condições para produzir melhores serviços. Fico muito feliz em ver que as obras do Judiciário acompanham a qualidade das obras estaduais.”