O Governo do Estado, através da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (SEET), em parceria com o Departamento de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE), realizou nesta sexta-feira, 11, o I Torneio de Futebol da Cidade da Criança, na Arena Acreana.
Oito times, formados por crianças de bairros periféricos de Rio Branco e até de Senador Guiomard, com idades entre 6 e 11 anos, competiram. Os times eram: Liberdade I e II, Recanto dos Buritis, Senador Guiomard, Calafate e Cidade do Povo I, II e III.
O time Calafate competiu a semifinal com o time Cidade do Povo III e levou a melhor, vencendo nos pênaltis. “Foi emocionante jogar na Arena Acreana. A sensação é muito boa. O campo é muito bom, profissional. Foi um sonho realizado jogar aqui”, declarou o capitão do time, Guilherme Pinheiro.
“A Cidade da Criança é completa, tem saúde, educação e esporte. As crianças são fascinadas por futebol e isso não podia faltar. Conseguimos trazer crianças dos bairros mais distantes, que nunca tiveram a oportunidade de vir para competir ou assistir aos jogos realizados na Arena. Foi gratificante ver a felicidade deles”, comentou a secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.
O chefe do Departamento de Esporte da SEE, Júnior Santiago, concorda com Eliane. “Realizamos o I Torneio da Cidade da Criança com 200 crianças competindo. O mais importante foi ver a realização e a alegria das crianças jogando pela primeira vez na nova Arena Acreana”.
Os times contaram com torcida organizada. Josileia da Silva, coordenadora de ensino da Escola Rural Ercíria Feitosa Gomes levou 198 alunos para conhecerem a Cidade da Criança e acompanharem o torneio.
“O evento foi maravilhoso. Foi uma grande oportunidade para as crianças das comunidades mais distantes. Tem crianças que estão aqui pela primeira vez e nunca nem imaginaram vir. Estou emocionada por eles. Estão encantados”, frisou Josileia.