Merenda Escolar 2020

Tecnologia, Educação e parceiros reúnem empresários para discutir sobre a aquisição da merenda escolar

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Escola de Gastronomia se reuniram com os empresários da indústria e da agricultura familiar, bem como os dirigentes da Federaçao da Indústria, nesta sexta-feira, 11 na sede do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), para discutir sobre a aquisição dos produtos da merenda escolar do Acre.

O tema foi discutido com o intuito de promover a valorização dos produtos da indústria acreana, visando a melhoria do cardápio da merenda escolar para os estudantes da rede estadual de ensino, além de movimentar a economia acreana por meio da geração de emprego e renda, assegurando o fornecimento dos produtos que compõem a merenda para as mais de 600 escolas estaduais nos 22 municípios acreanos.

Secretário Mauro Sérgio Cruz disse: “Nossa merenda e nosso cardápio serão referência no país inteiro”Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

O cardápio da merenda escolar foi pensado nos produtos da indústria local e na produção familiar, inserindo produtos mais saudáveis como frutas, verduras, legumes, carnes, leite, iogurte, dentre outros. Serão oferecidas duas refeições na escola para todos os alunos da rede estadual de ensino, a partir do próximo ano.

“O nosso compromisso enquanto governo do Estado através das orientações do nosso governador Gladson Cameli, é sempre buscar incentivar o comércio local, fazer parceria com os empresários, e é por isso que a partir de todo o planejamento que realizamos este ano, novidades já foram anunciadas para toda a sociedade acreana. Hoje a merenda escolar é fundamental para que a gente possa possibilitar a permanência do aluno dentro da escola. Nossa merenda e nosso cardápio serão referência no país inteiro”, declarou o professor Mauro Sérgio Cruz, secretário de Educação.

Todas as escolas estaduais nos 22 municípios acreanos serão atendidas. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

Além da discussão da qualidade dos produtos, também foram esclarecidas questões de prazos de entrega, contratos, processos de licitação, enfim, todo o sistema burocrático administrativo exigido, para garantir que desde o primeiro dia de aula já tenha merenda em todas as escolas.

“A Seict fez um grande esforço para potencializar as indústrias do Acre, apoiando as indústrias do setor alimentício para valorizarmos os empresários locais, é isso que o governo pensa. Vamos manter esse processo com a Educação e com outras secretarias também, como a Saúde, por exemplo,”, comentou o secretário da Seict Anderson Abreu.

A assessora técnica da Escola de gastronomia Izanelda Magalhães, lembrou do pedido do governador quanto à criação de um cardápio mais nutritivo e que contemple o maior número de produtos da indústria acreana.