O Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizou na manhã desta quarta-feira, 19, uma sessão especial de outorga do Colar da Corte de Contas, uma homenagem ao conselheiro Algir Lorenzon, do Rio Grande do Sul, por seu apoio incondicional ao TCE acreano durante sua fundação. O governador Tião Viana participou da homenagem.
Algir Lorenzon contribuiu com relevantes serviços para a criação do TCE no Acre, há 25 anos. O Colar de Contas é destinado a reconhecer o mérito de personalidades ou instituições que tenham prestado relevantes serviços ao Tribunal de Contas.
Segundo a presidente do TCE do Acre, Naluh Gouveia, a homenagem faz parte ainda dos 25 anos do Tribunal de Contas, no ano passado. “O TCE do Rio Grande do Sul nos ajudou muito. Encaminhou técnicos, que passaram vários dias e não cobraram nada. Este é um momento de reconhecimento. E o conselheiro Algir era o presidente do TCE gaúcho à época e veio para nos auxiliar.”
Lorenzon ressaltou que hoje o TCE do Acre é um dos mais bem organizados do país, lembrou outro famoso gaúcho a participar da história do Acre, Plácido de Castro,e junto ao governador Tião Viana defendeu os diálogos institucionais e um papel educativo dos tribunais de contas do país para melhorar a gestão pública.
“Naquela época começamos um intercâmbio maravilhoso, que resultou na estrutura deste Tribunal de Contas do Acre. Posso dizer, pela experiência que tenho e pelos caminhos que já percorri, que dos tribunais de contas do Brasil e do exterior, hoje o do Acre está em iguais condições aos melhores”, disse Lorenzon.