Economia dos pequenos negócios é tema do programa Aldeia Mais

Henry Nogueira é o entrevistado do Aldeia Mais desta quarta-feira, 19 (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Henry Nogueira é o entrevistado do Aldeia Mais desta quarta-feira (Foto: Maria Meirelles/Secom)

A criatividade e sucesso dos micros empreendimentos acreanos é pauta do Aldeia Mais desta quarta-feira, 19. Para falar sobre o tema, o jornalista e apresentador Astério Moreira entrevistou o secretário de Estado de Pequenos Negócios, Henry Nogueira. Exibido pela TV Aldeia, o programa vai ar às 18h30, canal 2 e 13 da NET, com reprise às 22 horas.

Henry inicia a entrevista observando que os pequenos negócios têm se destacado em meio à crise econômica. “Cerca de 70% da economia brasileira é movimentada por esses empreendimentos. Os pequenos negócios têm sido um dos grandes responsáveis pela geração de novos postos de trabalho”, argumenta.

Além de capacitar e instrumentalizar os empreendedores, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) também desenvolve Feiras Regionais, que tem como público os empreendimentos de economia solidária.

O programa, que fomenta feiras nos municípios, cria espaços permanentes de comercialização para produtos e serviços dos pequenos negócios.

O secretário ressalta que a economia solidária tem movimentado a economia do Estado. “Só na Expoacre, os empreendimentos que participaram da feira movimentaram mais de R$ 500 mil. No Festival do Açaí, em Feijó, este mês, o sucesso também se repetiu, com o faturamento de mais de R$ 85 mil em três dias de festa”, explicou Henry Nogueira, ao término da entrevista.

Para a capacitação dos empreendimentos, a SEPN conta com parcerias fundamentais, explica Henry Nogueira: “O Sebrae é um grande parceiro. Recentemente lançou um programa que incentiva a compra de produtos dos pequenos negócios. Também é parceiro na capacitação dos nossos empreendedores que participam das Feiras de Economia Solidária”.

Henry finalizou a entrevista anunciando que em 2016 o governo do Estado vai iniciar o programa “Pequeno Negócio Jovem”, que prevê a instrumentalização de jovens que queiram desenvolver atividades econômicas.