Por meio da Lei Estadual nº. 2.963, de 26 de maio de 2015, aprovada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), foi instituído no dia 19 de julho de 2015 o Dia Estadual do Policial Civil, em alusão ao dia de fundação da Polícia Civil no Acre.
Na noite de terça-feira, 19, o governador Tião Viana prestigiou a solenidade de homenagem aos membros da instituição, realizada no Teatro Plácido de Castro.
Atualmente a Polícia Civil conta com 801 agentes, que se revezam em plantões e operações, além de delegados e escrivães, que desenvolvem um trabalho de Polícia Judiciária, no sentido de garantir a manutenção da justiça no Acre.
Além de Tião Viana, compuseram o dispositivo de honra da solenidade o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Acre (Sinpol), Itamir Alison Neves, o presidente da Central de Trabalhadores, Franklin Albuquerque, o corregedor-geral de Polícia Civil, Josemar Pontes, a deputada estadual Juliana Rodrigues e o procurador de Justiça do Ministério Público Estadual, Bernardo Álvaro.
Representando o secretário Estadual de Polícia Civil, delegado Carlos Flávio Portela, o corregedor Pontes pontuou que o momento é válido para uma reflexão acerca dos êxitos obtidos na atual gestão.
“A Polícia Civil do Acre passa por um momento histórico de conquistas obtidas nesta gestão. Aqui obtivemos a aposentadoria de nossos servidores que, até pouco tempo, não era reconhecida nos moldes da gestão federal, o que foi corrigido e, a partir de então, os servidores podem averbar até 10 anos para a aposentadoria. Também foram feitos o reenquadramento funcional e o reconhecimento salarial”, pontua o corregedor.
Polícia Civil do Acre: progressão e conquistas
Tião Viana complementou expondo os esforços do governo para melhoria da unidade, do corpo efetivo e a progressão da carreira.
“Essa é a atividade de defesa da vida que tanto nos honra e orgulha. Fizemos um esforço e contratamos mais 1.800 policiais para o efetivo, porque acredito que pela função pública somos capazes de pensar o futuro. Que nós sejamos capazes de nos unir para continuar defendendo a carreira de Polícia Civil do Acre”, disse.
O presidente do Sinpol destacou o empenho e boa luta dos Policiais Civis do Acre. “Em nosso sindicato temos muitas discussões e sempre lutamos pelas mesmas coisas. Obtivemos muitas conquistas a partir da gestão do governador Tião Viana. Obtivemos passos importantes para a valorização e reconhecimento da nossa classe. Queremos trabalhar para tornar o Acre melhor, com uma polícia cada vez eficiente”, destacou a liderança.
O que disseram:
“Essa data que homenageia os Polícias Civis do Estado do Acre vem resgatar esse caminho que o policial faz todos os dias, de garantir a proteção da sociedade. Aqui nós lutamos para dar para a sociedade o trabalho de segurança que ela merece. Agradecemos a todos que se orgulham e labutam com a gente”. – Franklin Albuquerque, presidente da Central de Trabalhadores
“Quando apresentei na Aleac, o PL [Projeto de Lei] que instituiu o dia estadual do Policial Civil tentei expressar tudo o que o povo pensa dessa classe. E gratidão é a palavra que representa essa data. Heroísmo e honra definem vocês a cada êxito obtido nas ações. Vocês nos enchem de orgulho. Parabéns heróis do Acre”. – Juliana Rodrigues, deputada estadual
“Quero expressar a satisfação do Ministério Público em trabalhar de maneira integrada com a Polícia Civil. Já fizemos operações conjuntas de muito sucesso, no enfrentamento concreto a organizações criminosas. Isso prova que juntos chegamos mais longe”. – Bernardo Álvaro , procurador de justiça do Ministério Público Estadual.
Semana do Policial Civil
Ao longo da semana, a Polícia Civil e o Simpol realizam uma programação alusiva à data. As atividades tiveram início no último domingo, 17, com a 1ª Meia Maratona Cross Antônio Carlos Marques Mello.
Confira a programação
20/07 – Início do torneio de vôlei
21/07 – Final do torneio de futebol
22/07 – Campanha de doação de sangue
23/07 – 1º torneio de paintball