O governador Tião Viana afirmou na manhã desta terça-feira, 22, durante solenidade em frente ao Palácio Rio Branco, que o governo do Estado estuda medidas punitivas para a Eletrobras devido aos apagões de energia elétrica que o Acre vem sofrendo. Somente nos últimos 40 dias, seis apagões prejudicaram a população acreana.
“O prejuízo é incalculável à vida das pessoas, aos hospitais, ao sistema de segurança, ao sistema de trânsito, com o risco de acidentes. Eu já determinei um estudo para ver onde podemos agir no ponto de vista punitivo, pedindo um reparo nos campos judiciais para o Estado, e acho que assim deve agir toda a população, pois não há razão para sermos prejudicados sem uma resposta objetiva da Eletrobras para o Estado do Acre. Se o problema é em Minas Gerais, é no Mato Grosso ou é em Rondônia, nós não podemos ser penalizados e isso ficar apenas assim”, disse o governador.
Sobre as divulgações de que o Sistema Nacional de Energia poderia estar desativando o fornecimento para o Norte, para manter o abastecimento no Sul e Sudeste, Tião Viana afirmou: “Eu não gosto de trabalhar com insinuações e hipóteses. Prefiro aguardar uma informação oficial dos órgãos do Sistema Elétrico Nacional, mas com certeza vamos agir contra o prejuízo para a população do Acre”.