Tião Viana leva apoio a Porto Acre, também afetada pela enchente

"Nós estamos com todas as instituições garantindo assistência a Porto Acre", afirma Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Nós estamos com todas as instituições garantindo assistência a Porto Acre”, afirma Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana esteve na manhã desta quarta-feira, 11, em Porto Acre, distante 78 km de Rio Branco, para levar apoio aos moradores atingidos pela enchente do Rio Acre. Acompanhado por representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Tião Viana foi recebido pelo prefeito Carlos Portela.

Após a cidade decretar situação de emergência com dezenas de famílias desabrigadas, o governo do Estado e a prefeitura iniciaram o trabalho de assistência à população atingida. “Esse é um momento de muita união para amenizar o sofrimento da população. Estamos com todas as instituições de governo trabalhando para garantir assistência a Porto Acre”, declarou Tião Viana.

Kits continuarão sendo entregues  às famílias afetadas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Kits continuarão sendo entregues às famílias afetadas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador contou ainda que os kits dormitório, de limpeza, cestas básicas, água potável e de saúde, enviados pelo governo federal, continuarão sendo encaminhados ao município. Até o momento, o governo estima que só na área de produção o prejuízo é de cerca de R$ 82 milhões, somando os danos de todas as cidades afetadas.

“Em breve será liberado o PER Brasil [Programa Emergencial de Reconstrução] do BNDES [Banco Nacional do Desenvolvimento], que possibilitará a abertura de linhas créditos para que os produtores possam se reerguer”, contou o governador. Equipes técnicas serão encaminhadas à cidade para auxiliar os produtores a elaborar seus planos de recuperação da produção.

“Sem o apoio do governo, a prefeitura seria insuficiente para dar respostas à população. Agradecemos à solidariedade do governador Tião Viana e da presidente Dilma, por esse trabalho integrado e fraterno”, destacou o prefeito.

Solidariedade além da fronteira

O governador Tião Viana destacou ainda que equipes da Defesa Civil prestarão assistência às comunidades rurais do Andirá e Pirapora, onde cerca de 100 famílias serão atendidas.

“Estamos indo além dos limites do Acre, levar solidariedade a essas pessoas da comunidade Lua Nova, que estão ilhadas num local aonde o governo do Amazonas teria dificuldade de chegar. Vamos levar apoio a essas famílias, independentemente de divisa, em nome da solidariedade”, contou Tião Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter