Paz e união

Tião Viana homenageia Corpo de Bombeiros do Acre em seu dia nacional

O fim da tarde desta segunda-feira, 02, foi de homenagem em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) pelo dia nacional da corporação. Os bombeiros militares, junto de suas famílias e representantes de instituições parceiras foram homenageados pelo governador Tião Viana, ressaltando a importância da união pela cultura de paz.

 

Tião Viana se disse orgulhoso e agradeceu a união com que a corporação age (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Esta é uma instituição que nos orgulha tanto. Nós, como comunidade, trazemos aqui reverência, respeito e admiração aos bombeiros. São pessoas que representam aqueles que trazem a bondade, que procuram defender a vida”, declarou o governador. “Venho na corporação sempre com muito orgulho e gratidão”, completou.

Na gestão do governador Tião Viana, a aproximação construída entre os Bombeiros e a Segurança Pública possibilitou diversas conquistas como a abertura de dois novos quartéis, em Xapuri e no bairro Rui Lino, na capital, e a ampliação do projeto Bombeiro Mirim, que antes ofertava apenas 700 vagas e só no ano passado formou mais de 1.500 jovens.

Foi aprovado ainda um pacote de leis e benefícios para a corporação que garantiram que militares da reserva voltassem para a ativa. Foram abertas novas vagas para oficiais e praças. Além de estar sendo realizado o projeto social na piscina do Colégio Armando Nogueira. Este ano foi inaugurado ainda o Colégio Militar Dom Pedro II, administrado pela corporação.

O comandante-geral, coronel Carlos Batista, falou do significado dessa data para todos seus companheiros e agradeceu o empenho do governo do Estado em fortalecer a instituição. “Esses últimos seis anos foram de muitas vitórias. Tivemos o crescimento do nosso quadro de efetivo, a construção do nosso Colégio Militar, aumento de viaturas, aumento da estrutura física e também de nossos salários. Portanto é o momento também de muita gratidão ao governador Tião Viana”, destacou. Ele lembrou, por exemplo, que 70% dos novos veículos foram adquiridos na atual gestão do Estado.

Para celebrar o dia, foram homenageados com a “Ordem do Mérito Dom Pedro II” diversos parceiros civis e militares. Entre os principais, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Kátia Rejane; comandante do 4° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), coronel Wellington Valone; o presidente do Tribunal de Contas do Acre (TCE), Valmir Ribeiro, entre outros.

O secretário de Segurança, Vanderlei Scherer Thomas, que também foi homenageado, agradeceu o empenho e união do Corpo de Bombeiros. “Esta instituição é nossa parceira de todas as horas e sempre está junto, fazendo um trabalho bastante preventivo na sua área de atenção, trabalhando nas ações de Defesa Civil e engrandecendo o nome do governo do Estado”, afirmou.

Somente em 2017, O Corpo de Bombeiros atendeu 34.424 mil ocorrências em todo o estado, das mais diversas naturezas. Nesse universo de ocorrências atendidas, estão desde incêndios em vegetação (ambiente urbano), incêndios em florestas (ambiente rural) até captura e controle de insetos e afogamentos.

Semana dos Bombeiros

Corrida do Fogo teve circuitos de 5 e 10 quilômetros (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Ao longo dos últimos dias, o CBMAC tem realizado uma programação comemorativa ao Dia do Bombeiro. Na última sexta-feira, 29, foi realizada a prova do Bombeiro Durão, uma atividade física que leva à exaustão homens e mulheres em atividades que fazem parte da rotina de atendimento de ocorrências dos militares.

Durante o final de semana, foi realizada também uma mostra de equipamentos militares no Via Verde Shopping. No sábado, 30, foi a vez da Corrida do Fogo, que já faz parte do calendário estadual de corridas de rua. Este ano, com uma novidade: foi realizada pela primeira vez durante a noite.