Governo capacitou mais de dois mil profissionais na área da saúde nos últimos seis anos

Investir no profissional de saúde reflete diretamente no resultado do atendimento. Nesse cenário, a capacitação das equipes que atuam diretamente com vidas é um dos compromissos que o governo do Estado tem por meio da Educação Permanente em Saúde, como forma de fortalecer trabalhos e garantir melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A qualificação dos profissionais em saúde aprimora o atendimento prestado à população por meio da implementação da Política de Educação Permanente em Saúde que é voltada para os processos de formação dos trabalhadores da área, em todos os níveis, e nos diversos campos de atuação como da gestão, da assistência, da formação e da pesquisa, considerando as necessidades identificadas nos trabalhos por eles desempenhados.

“Já temos alguns núcleos de educação permanente já instituídos nas Upas e outras unidades estaduais em Rio Branco, uma experiência que tem dado muito certo, uma vez que os núcleos desenvolvem suas ações a partir das necessidades internas. Com isso se consegue uma intervenção em tempo hábil e uma resposta mais rápida ao problema, no âmbito das unidades estaduais”, destaca Patrícia Moura, gerente do Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Sesacre.

Só nos últimos seis anos, apenas por meio das demandas no Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), mais de 2,1 mil profissionais que atuam na saúde pública do Acre foram capacitados por meio de cursos técnicos, sendo que 362 se aprofundaram em especialização e 53 em mestrado e doutorado.

A educação em saúde se faz presente por meio dos Núcleos de Educação Permanente (NEPs) implantados nas unidades de referência do Estado, a exemplo do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Maternidade Bárbara Heliodora, Hospital da Criança e Unidades de Pronto Atendimento (Upas).

São eles que desenvolvem ações constantes de atualizações e aperfeiçoamentos de menor carga horária, junto as equipes. No NEP da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, da Sobral, por exemplo, em um ano (2016/2017) foram capacitados 507 profissionais entre médicos, técnicos de laboratório e equipes de enfermagem. No primeiro quadrimestre do ano de 2018, dezenas de servidores receberam treinamentos importantes, como a capacitação sobre Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Urgências Pediátricas, voltadas para médicos e enfermeiros.

“O Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento Franco Silva foi criado com o objetivo de transformar os processos de trabalho, através de orientações e treinamentos específicos que proporcionem constantes melhorias de qualidade das ações dos serviços de saúde ofertados na própria unidade”, destaca a coordenadora do NEP/Sobral, enfermeira Jomara Martins.

Mais de dois mil servidores da saúde participaram de cursos de capacitação em 2017 (Foto: Leônidas Badaró)

No Núcleo de Educação Permanente do maior hospital de urgência e emergência do Estado, Huerb, que atende demandas da capital e demais municípios, a capacitação dos profissionais é uma prática constante e uma ferramenta importante no aperfeiçoamento das equipes. No ano passado, foram oferecidas mais de 50 horas de capacitação com a participação de 529 profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, maqueiro, vigilantes e servidores do acolhimento, tanto do Huerb como de outras unidades hospitalares.

Não menos importante, são os treinamentos e atualizações realizadas pelo NEP do Sistema de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança (Sasmc), responsável pelo suporte técnico dos profissionais do Hospital da Criança e Maternidade Bárbara Heliodora. Dois grandes centros de referências no Estado, essas duas unidades, juntas, capacitaram mais de 300 servidores ano passado. Somente em 2018, até o mês de maio, 109 profissionais do Hospital da Criança já participaram de cursos e capacitações, além dos 126 servidores da maternidade.

Além dos NEPs de referência das unidades de grande fluxo da rede pública, existem suporte para planejar, organizar e fornecer apoio às ações de Educação Permanente em Saúde em outras unidades de saúde, como no Hemoacre, Hosmac, Centro de Controle Oncológico (Cecon), Policlínica do Tucumã, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e Hospital das Clínicas (HC).

A Educação Permanente é aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. A capacitação dos profissionais é uma das estratégias metodológicas mais usadas para enfrentar os problemas de desenvolvimento dos serviços de saúde.

“Conhecimento é algo imprescindível. Na saúde, não tem como ser diferente. Como nosso trabalho é cuidar da vida das pessoas, é ainda mais importante. O Acre tem feito, ao longo dos anos, um esforço muito grande para capacitar o profissional que atua nas nossas unidades hospitalares. Sabemos que um profissional atualizado é a certeza de um atendimento de qualidade”, explica Rui Arruda, Secretário de Estado de Saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter