Tião Viana fala sobre desenvolvimento sustentável para jornalistas franceses

secom_acre_SV (4)
Tião Viana foi entrevistado por jornalistas do La Croix, Grazia Magazine, GQ Magazine e pelas rádios RTL e Vaticano (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil nesta terça-feira, 20, um grupo de jornalistas franceses acompanhados pelos representantes da indústria francesa de calçados Veja – que produz a partir de matérias-primas adquiridas de parcerias com as famílias produtoras de borracha do Acre -, para uma entrevista sobre o desenvolvimento de cadeias produtivas e sustentabilidade.

A participação do Acre na COP21 (Conferências das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) também fez parte do diálogo.

Tião Viana contou aos jornalistas dos periódicos La Croix, Grazia Magazine, GQ Magazine e às rádios RTL e Vaticano, sobre os trabalhos desenvolvidos no Acre, a partir do uso sustentável da floresta, com destaque para as parcerias público-privado-comunitárias que geram a diversificação da base econômica, a preservação da cultura e a construção de um caminho de valorização dos povos da floresta.

“Estamos diante de um novo paradigma, e a Veja simboliza isso para nós. Há um movimento de preocupação relacionado com a conservação do planeta, o desenvolvimento sustentável, que pede uma nova agenda pela qualidade de vida, que é abraçada pelo governo e pelo povo acreano”, contou Tião Viana.

O governador destacou, ainda, as parcerias com o banco alemão KfW e o Fundo Amazônia, e apresentou os produtos gerados pela indústria da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), a partir do uso de matérias-primas como o bambu, o açaí, a copaíba e outras espécies de árvores e gramíneas.

Conhecendo a floresta acreana

Jornalistas conheceram o Seringal Cachoeira (Foto: Cedida)
Jornalistas conheceram o Seringal Cachoeira (Foto: Cedida)

No Acre há três dias, o grupo de jornalistas realizou um roteiro intenso pela floresta acreana. “A entrevista com o governador é para conhecer o lado político de todo o trabalho realizado nas florestas ao longo desses anos”, declarou a empresária Bia Saldanha.

O representante da Veja Calçados, François Ghislain Morillion, ressaltou que os jornalistas franceses estão no Acre porque acreditam que é hora de divulgar um pouco mais sobre o trabalho que é realizado na floresta em parceria com as comunidades, empresas e o governo.

O Acre na COP 21

Indagado sobre a participação do Acre na COP 21 pela correspondente da La Croix, Tião Viana foi enfático e pontuou que a conferência é muito importante para todos, pois chama para um debate moral sobre conservação e desenvolvimento do planeta, além da luta contra o aquecimento global.

“Nós, estados subnacionais, como o Acre nos unimos e já somos 29 estados pegando experiências de diversos países. Isso acabou resultando numa agenda de pactos pela redução do desmatamento, da conservação das florestas e investimentos compartilhados”, contou Tião Viana.

14º Festival Yawa

O governador aproveitou a ocasião para convidar o grupo para participar no próximo domingo, 26, da abertura de 14º Festival Yawa – dos povos indígenas Yawanawa, do Alto Rio Gregório em Tarauacá. Trata-se de evento tradicional que marca a diversificação da cultura e o enaltecimento dos costumes, crenças e tradições de uma das etnias indígenas mais antigas do Acre.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest