Gestores municipais e estaduais da saúde discutem ações de prevenção

O seminário terá duração de quatro dias e conta com a participação de gestores dos 22 municípios (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Seminário terá duração de quatro dias e conta com a participação de gestores dos 22 municípios (Foto: Edna Medeiros/Secom)

A vice-governadora Nazareth Araújo participou nesta terça-feira, 20, na Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), da abertura do seminário de prevenção das violências e promoção da saúde, que tem como tema “Por uma cultura de paz e valorização da vida”.

O seminário objetiva promover, junto com os municípios, ações alinhadas aos eixos e diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento dos agravos e doenças não transmissíveis com foco nas violências, cânceres, diabetes e hipertensão.

O encontro é realizado desde 2011, numa parceria entre estado e municípios.

“É um ato muito importante, no qual estamos discutindo políticas de promoção e prevenção à saúde e levando as informações para o município a fim de melhorar a saúde da nossa população”, disse o secretário de Saúde de Rodrigues Alves, Elves Barros.

O secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, ressaltou a importância do trabalho de parceria no combate à violência e garantia de novas oportunidades, principalmente para os jovens.

O encontro é realizado desde 2011 numa parceria entre estado e município (Foto: Edna Medeiros/Secom)
O encontro é realizado desde 2011, numa parceria entre estado e município (Foto: Edna Medeiros/Secom)

“Nossas ações são possíveis graças ao trabalho de parceria, e temos o Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas], bombeiro mirim e PM mirim, para tirar as crianças e os jovens do risco ou da vulnerabilidade às questões de violência nos bairros”, destacou Oteniel.

A gerente da divisão de prevenção e promoção à saúde, Maria Aparecida, falou sobre o que será feito após o seminário. “Nossa ideia é fazer um plano de ação para atuar em cada município, em cada realidade, e assim fortalecer as ações de prevenção.”

Nazareth Araújo reforçou o papel de cada cidadão no combate à violência. “Existe a violência que se comete contra si mesmo, quando não damos atenção aos nossos aspectos de saúde, e existe também a violência cometida contra as mulheres, além de vários exemplos ao longo do ano. Então, é um momento em que a gente chama a atenção para que se estabeleça uma cultura de paz, uma sociedade de paz, para que a mulher tenha esse olhar generoso, carinhoso com ela, com a sua família, na atenção a essas doenças crônicas”, finalizou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter