Tião Viana fala dos avanços da economia em congresso de Cooperação Judiciária

Hoje menos de 60 mil acreanos estão abaixo da linha de pobreza “e isso pode ser considerado um avanço fantástico”, comentou Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Hoje menos de 60 mil acreanos estão abaixo da linha de pobreza. “Isso pode ser considerado um avanço fantástico”, comentou Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Acre: oportunidades e desafios no tempo de uma nova economia. Este foi o tema da palestra proferida pelo governador Tião Viana no I Congresso Internacional da Amazônia Ocidental de Cooperação Judiciária Brasil Peru. O evento, que envolve magistrados acreanos e do Departamento de Madre de Díos, encerrou nesta sexta-feira, 8, no Palácio da Justiça, em Rio Branco.

O encontro foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Acre e pela Corte de Superior de Justiça de Madre de Díos, com o apoio do Governo do Estado. O objetivo é aproximar e integrar os dois Estados subnacionais através do judiciário. “Esta é a primeira etapa de cooperação entre o Acre e a Corte de Justiça de Madre de Díos, inaugurando relações estratégicas no judiciário que não são mais a nível nacional, mas entre os governos subnacionais”, observou o presidente do TJ/AC, desembargador Roberto Barros. Marino Gabriel Barreto, presidente da Corte Superior de Justiça de Madre de Díos, disse que o momento foi proveitoso para a troca de experiências sobre os sistemas de direito de cada país.

O governador Tião Viana elogiou a iniciativa da realização do congresso. “Estamos inseridos no coração da floresta amazônica e quando o Tribunal de Justiça procura aproximação com quem historicamente vivia de costas, isso fortalece as instituições e é uma vitória para a democracia”, comentou.

Em sua palestra Tião Viana, apresentou um resgate histórico da trajetória acreana e mostrou dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que mostram os avanços do Estado na economia, na redução das desigualdades e da qualidade de vida da população.

A mortalidade materna,  por exemplo, é um dado a ser comemorado. O Acre foi o Estado que mais reduziu o número de mortes no Brasil, além da mortalidade infantil. Hoje menos de 60 mil acreanos estão abaixo da linha de pobreza “e isso pode ser considerado um avanço fantástico”, comentou o governador. O Acre também é o segundo Estado em que os jovens tem mais acesso ao ensino superior e houve uma redução na taxa de analfabetismo na população de 15 anos ou mais. O Estado está entre as três melhores estratégias de combate à malária das Américas e tem uma taxa de desemprego (4,2%) menor que a da região Norte (7%) e do Brasil (6,7%).

Além dos avanços, Tião Viana também apresentou algumas estratégias para o desenvolvimento do Estado, como complexo de piscicultura, programa Ruas do Povo e a Cidade do Povo, maior programa habitacional da história do Acre.

 Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter