Acre: oportunidades e desafios no tempo de uma nova economia. Este foi o tema da palestra proferida pelo governador Tião Viana no I Congresso Internacional da Amazônia Ocidental de Cooperação Judiciária Brasil Peru. O evento, que envolve magistrados acreanos e do Departamento de Madre de Díos, encerrou nesta sexta-feira, 8, no Palácio da Justiça, em Rio Branco.
O encontro foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Acre e pela Corte de Superior de Justiça de Madre de Díos, com o apoio do Governo do Estado. O objetivo é aproximar e integrar os dois Estados subnacionais através do judiciário. “Esta é a primeira etapa de cooperação entre o Acre e a Corte de Justiça de Madre de Díos, inaugurando relações estratégicas no judiciário que não são mais a nível nacional, mas entre os governos subnacionais”, observou o presidente do TJ/AC, desembargador Roberto Barros. Marino Gabriel Barreto, presidente da Corte Superior de Justiça de Madre de Díos, disse que o momento foi proveitoso para a troca de experiências sobre os sistemas de direito de cada país.
O governador Tião Viana elogiou a iniciativa da realização do congresso. “Estamos inseridos no coração da floresta amazônica e quando o Tribunal de Justiça procura aproximação com quem historicamente vivia de costas, isso fortalece as instituições e é uma vitória para a democracia”, comentou.
Em sua palestra Tião Viana, apresentou um resgate histórico da trajetória acreana e mostrou dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que mostram os avanços do Estado na economia, na redução das desigualdades e da qualidade de vida da população.
A mortalidade materna, por exemplo, é um dado a ser comemorado. O Acre foi o Estado que mais reduziu o número de mortes no Brasil, além da mortalidade infantil. Hoje menos de 60 mil acreanos estão abaixo da linha de pobreza “e isso pode ser considerado um avanço fantástico”, comentou o governador. O Acre também é o segundo Estado em que os jovens tem mais acesso ao ensino superior e houve uma redução na taxa de analfabetismo na população de 15 anos ou mais. O Estado está entre as três melhores estratégias de combate à malária das Américas e tem uma taxa de desemprego (4,2%) menor que a da região Norte (7%) e do Brasil (6,7%).
Além dos avanços, Tião Viana também apresentou algumas estratégias para o desenvolvimento do Estado, como complexo de piscicultura, programa Ruas do Povo e a Cidade do Povo, maior programa habitacional da história do Acre.
Galeria de imagens