O governador Tião Viana realizou na tarde desta quinta-feira, 21, a entrega da Ordem da Estrela do Acre ao militar Fábio El-amme Paranhos e à jornalista Marie-Claire Feghali, pelo comprometimento de ambos com o Acre nas respectivas funções.
A Ordem da Estrela do Acre é o maior reconhecimento que o governo pode fazer a quem se compromete pelo estado em grandes níveis de dedicação e amizade.
O coronel do exército Fábio El-amme Paranhos é o comandante do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), unidade do Exército Brasileiro sediada em Cruzeiro do Sul. Já a jornalista Marie-Claire Feghali é gerente regional de comunicações para o Oriente Próximo e Médio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, com sede em Genebra, na Suíça.
“O Exército defende a Amazônia, sua integridade, a unidade do Brasil, está presente para nos defender e sabe o significado de nossas riquezas. E nós homenageamos o 61º BIS porque o coronel El-amme nos acolhe bem, trabalha numa região de difícil acesso e contribui até com a arte, educação e cultura. E a Marie é uma jornalista nascida no Acre que faz um trabalho nas áreas mais difíceis, de guerras que existem mundo afora, com suas letras e palavras, tentando despertar uma humanidade com paz e tolerância”, conta o governador Tião Viana.
Bastante feliz com a homenagem, o coronel Fábio El-amme destacou: “É uma distinção que muito me honra, um privilegio muito grande. Não sei se faço jus a essa comenda, mas dedico aos nossos camaradas do 61º BIS, num batalhão que eu tenho a honra de comandar e toda a sociedade acreana, que me permite comandar o BIS da melhor forma”.
Emocionada, a jornalista Marie-Claire também se pronunciou com uma carta de amor ao Acre. “É uma grande honra. Eu sinto também uma grande responsabilidade que fica maior, porque representa para mim todo este estado que é o meu, minha terra e o meu povo. Estou muito orgulhosa com tamanha homenagem.”