Tião Viana entrega 523 títulos de regularização fundiária nos bairros Chico Mendes e Jardim Eldorado

Tião Viana entregou 523 títulos e comemorou a urbanização e avanços de infraestrutura nos bairros Chico Mendes e Eldorado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana entregou 523 títulos e comemorou a urbanização e avanços de infraestrutura nos bairros Chico Mendes e Eldorado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Natal já passou, mas a manhã desta quinta-feira, 26, foi de presentes para os moradores dos bairros Chico Mendes e Jardim Eldorado. Tudo isso porque o governador Tião Viana entregou 523 títulos de regularização fundiária, numa grande festa que reuniu toda a comunidade, além do Parque Açaí, que divide os dois bairros e leva lazer e infraestrutura para mais de 600 famílias que hoje comemoraram a certidão de nascimento de suas casas.

“O Parque da Maternidade tem seis quilômetros de extensão. O Parque do Açaí, com os outros que fizemos nos bairros, juntos têm quase 15 quilômetros. É importante vivermos esse momento de confiança e otimismo. É água, esgoto, pavimentação, lazer, e agora os títulos. Isso fecha um arco de cidadania e qualidade de vida para essa população”, disse o governador Tião Viana.

Os bairros Chico Mendes e Eldorado começaram a surgir em 1992, de forma desordenada, por meio de ocupações irregulares e ameaçando as nascentes da região. Hoje, só o Parque Açaí ocupa 320 mil metros quadrados, preservando a bacia hidrográfica e trazendo novas perspectivas para toda a comunidade.

Já a regularização fundiária é um projeto do governo do Estado de regularizar quase todas as propriedades do Acre até o fim de 2014. Só em 2013, mais de 12 mil títulos definitivos foram entregues, num investimento de mais de R$ 18 milhões, entre recursos federais e estaduais.

Para a moradora do bairro Chico Mendes, Mafalda Ximenes, esse título representa muito para cada morador das redondezas. “Faz com que nós sejamos legítimos donos da nossa terra. Eu só tenho a agradecer ao governador Tião Viana”.

Trabalho em equipe

Com essa etapa da regularização fundiária realizada pela Secretaria de Habitação (Sehab), hoje mais de 600 famílias já contam com o título em mãos, levando em conta a entrega de outros 140 feitos pela prefeitura de Rio Branco na gestão do prefeito Raimundo Angelim.

O prefeito Marcus Alexandre reafirmou que a parceria com o governo do estado só tem feito bem para Rio Branco (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O prefeito Marcus Alexandre reafirmou que a parceria com o governo do estado só tem feito bem para Rio Branco (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Para o secretário de Habitação, Rostenio Sousa, essa é a realização de mais uma meta do governo e um sonho da população. “E não foi só a regularização. Nós pavimentamos as ruas, trouxemos a rede de água e esgoto, tiramos famílias próximas do córrego, recuperamos o córrego e realocamos esses moradores. Uma vida nova para todos”, explica.

Para o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, o ano foi difícil para todos os gestores, mas o apoio do governador Tião Viana manteve a possibilidade de tantos avanços sociais e de infraestrutura para a população.

“A gente ouvindo o povo, acerta mais do que erra. Foi, sim, um ano difícil, mas com o apoio do Tião conseguimos avançar muito. Os próximos passos são a iluminação pública, a construção do miniparque para as crianças e a academia livre, que eu sei que todos os moradores daqui querem”, completou Marcus Alexandre.

O que eles disseram

“Esse é um trabalho feito a várias mãos, do qual todos participaram. É esse título que dá o direito de posse de vocês, dá herança para seus filhos e para os filhos deles.” (Edvaldo Souza, deputado estadual)

“Ter a documentação da nossa casa própria é algo que nos dá tranquilidade. E ver todo o projeto de urbanização é uma prova de que este é um governo que cuida das pessoas.” (Eduardo Farias, deputado estadual)

“É um momento de sentimento e emoção. O governador Tião Viana está realmente de parabéns pela ideia de regularização fundiária em todo o estado, mudando a vida da nossa população.” (Éber Machado, deputado estadual)

“Esse governo tem feito muito pelo Acre. Um governo guiado e ajudado por Deus, porque o povo do Acre merece.” (Astério Moreira, deputado estadual)

“Existe uma lei que proíbe emitir títulos de propriedade onde não há uma infraestrutura mínima na região. Hoje ainda precisamos fazer muito, mas já podemos nos orgulhar dos bairros em nossa capital.” (Raimundo Angelim, assessor especial do governo)

“Não foi à toa que uma pesquisa mostrou o nosso governador Tião Viana como um dos mais queridos pelo povo no Brasil. O Natal chegou aqui no Chico Mendes e Eldorado.” (Perpétua Almeida, deputada federal)

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter