Lançado em Rio Branco Programa Itinerante Mulher + Vida

O Programa irá atender cerca de 40 mil mulheres em todo o Estado (Foto: Assessoria Sesacre)
O Programa irá atender cerca de 40 mil mulheres em todo o Estado (Foto: Assessoria Sesacre)

O governo do Estado lançou na manhã desta quinta-feira, 26, o programa itinerante Mulher + Vida este programa tem como principal motivação a prevenção do câncer de mama, estabelecendo um amplo programa de sensibilização social e a disponibilização de exames de mamografia e a seqüência de toda a linha de cuidados para, assim, potencializar a cobertura estadual referenciada via rede básica, visando a superação do déficit em cobertura existente atualmente no Estado. Na oportunidade 40 mulheres, que residem em Brasiléia, realizaram o exame de mamografia.

A principal estratégia para a detecção precoce do câncer de mama é o rastreamento populacional dirigido às mulheres nas faixas etárias de maior risco. O programa disponibilizará exame clínico de mamografias para todas as mulheres que se encontram incluídas na faixa etária de 35 anos ou mais (grupo de mulheres considerado de risco elevado) e também para o grupo específico de mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, conforme recomenda o Ministério da Saúde (MS).

“Esses grupos totalizam aproximadamente 37 mil mulheres a serem atendidas pelo programa Mulher + Vida no Acre. Apesar de disponibilizarmos 160 exames de mamografia na rede publica estadual, nossa cobertura, ainda é muita baixa, isso significa que as mulheres do Acre, precisam ser alertadas para a importância da prevenção do carcinoma de mama. O achado precoce de um tumor aumenta as chances de sucesso do tratamento diminuindo a taxa de mortalidade em torno de 25 %, diante destes fatos o governo do Estado determinou a ampliação do acesso ao exame de mamografia para os 22 municípios”, destacou a Secretária de Estado de Saúde, Suely Melo.

Tereza Ferreira agradece pela iniciativa do governo do Estado (Foto: Assessoria Sesacre)
Tereza Ferreira agradece pela iniciativa do governo do Estado (Foto: Assessoria Sesacre)

Suely disse ainda que inicialmente o projeto começa fazendo um rastreamento nas regionais (Alto Acre, Purus, Baixo Acre e Juruá). O Estado dispõe de quatro mamógrafos, três em Rio Branco e um em Cruzeiro do Sul, para atender a população que está dentro da faixa etária preconizada.

Para a dona de casa, Tereza Ferreira, que reside em Brasileia, esse trabalho vai beneficiar todas àquelas mulheres que não dispõem de condições financeiras para vir à capital fazer o exame de mamografia. “Fico grata com essa iniciativa do governo, pois estava com o pedido de exame há algum tempo e não tinha dinheiro para vir fazer aqui”, falou Tereza.

Dados do Câncer

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca) o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres, representando 22 % dos casos novos nesse grupo. No Brasil são esperados 52.680 novos casos em 2013, com o risco estimado de 40 casos a cada 100 mil habitantes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter