Tião Viana e Lourival Marques avaliam avanços do setor produtivo do Acre

Só esta semana, o PAA foi lançado em quatro municípios, além de novidades na mecanização e linhas de crédito (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Só esta semana, o PAA foi lançado em quatro municípios (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu com o secretário de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, nesta sexta-feira, 12, para avaliar os últimos avanços das políticas públicas para o setor produtivo.

Marques esteve durante toda a semana pelo interior do Acre. Ele lançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Sena Madureira, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo e Tarauacá. Ao todo, os quatro municípios somam investimentos de R$ 560 mil para a compra da produção de dezenas de famílias do campo.

Com mais esse lançamento, já são 17 os municípios que deram início à iniciativa em 2016, sendo o PAA um verdadeiro sucesso no Acre. Por intermédio dele, é eliminada a figura do atravessador na comercialização. Como o PAA realiza a compra direto do produtor e entrega às entidades sociais atendidas, os valores pagos ficam bem acima dos praticados pelo mercado, representando mais renda para as famílias beneficiadas.

Além do PAA, Marques também lançou nesses municípios as novas linhas de crédito oferecidas pelo setor agrícola por meio do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia. Ainda foram lançados os programas de mecanização agrícola do Estado em Manoel Urbano e Feijó.

Sobre o momento de estiagem histórico que o Acre enfrenta, o gestor também se pronunciou. “É um dos períodos de seca mais difíceis que estamos vivendo, mas ela ainda não está afetando drasticamente o desenvolvimento das cadeias produtivas como um todo. E já estamos trabalhando o projeto das novas safras a partir de outubro, quando as chuvas devem se reiniciar”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter