Tião Viana é homenageado por portadores de hanseníase em Minas Gerais

Portadores de hanseníase receberam Tião Viana com muito carinho e emoção em Betim (Foto: Cedida)
Portadores de hanseníase receberam Tião Viana com muito carinho e emoção em Betim (Foto: Cedida)

O governador Tião Viana foi o patrono da Lei 11520/2007, ainda durante sua atuação no Senado, que instituiu pensão indenizatória às pessoas atingidas pela hanseníase e que foram submetidas a isolamento e internação compulsória em hospitais-colônia.

Por sua atuação, Tião recebe nesta sexta-feira, 23, uma homenagem dos portadores de hanseníase na antiga Colônia Santa Izabel em Betim (MG).

Como médico infectologista, Tião Viana dedicou grande parte de seu trabalho na luta por dignidade e tratamento humanitário aos pacientes de hanseníase, uma doença que gerou muito preconceito e colônias de isolamento espalhadas por todo o país nos anos 70. A recepção do governador acreano foi cercada de carinho e muita emoção.

Além da homenagem, Tião Viana realizará uma palestra chamada “Hanseníase no Brasil”. Na ocasião, moradores das ex-colônias de Betim, Bambuí, Três Corações e Ubá, beneficiários da Lei Tião Viana, farão relatos sobre  as consequências e impactos na qualidade de vida após o recebimento do benefício.

Entre os depoimentos, encontra-se a história de José André Vicente, morador da Casa de Saúde Santa Izabel (Betim): “A situação em que vivíamos era muito precária, não tínhamos dinheiro suficiente nem para alguns remédios que nos eram receitados. A Lei Tião Viana foi excelente, deveria ser chamada de ‘lei áurea do século XXI’, pois representa para os hansenianos o que aquela representou para os escravos. Essa lei e outras conquistas são fruto de muitos anos de luta do Morhan, e somos imensamente gratos ao senador Tião Viana pela sensibilidade com a nossa causa”.

Tião dedicou grande parte de seu trabalho na luta por dignidade e tratamento humanitário aos pacientes de hanseníase (Foto: Cedida)
Tião dedicou parte de seu trabalho à luta por dignidade e tratamento humanitário aos pacientes de hanseníase (Foto: Cedida)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter