Tião Viana discute liberação de emendas para instalação de fábrica de nitrogênio no Acre

Governador buscou a liberação da emenda do deputado Angelim de R$ 700 para os equipamentos da fábrica (Foto: cedida)

O governador Tião Viana esteve em Brasília nesta terça-feira, 29, onde se reuniu com o secretário executivo adjunto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rafael Menezes, para buscar a liberação de emendas para a instalação de uma fábrica de nitrogênio no Acre.

O setor pecuário do estado depende do nitrogênio para seus negócios, como a transferência de embriões e conservação de esperma dos animais. A fábrica mais próxima fica em Rondônia, onde o produto chega ao Acre custando mais que o dobro do preço vendido na capital do estado vizinho.

A emenda do deputado federal Raimundo Angelim destina R$ 700 mil para a aquisição dos equipamentos necessários à instalação da fábrica, esperando apenas a liberação pelo Mapa que estudará como agilizar a questão.

Segundo o secretario estadual de Agropecuária, José Reis: “O Estado já fez todo o processo licitatório dos equipamentos e estamos apenas aguardando o valor da emenda. Quando tivermos a fábrica, queremos que ela funcione nos moldes do Funagro [Fundo Agropecuário Estadual], gerando custos menores ao produtor rural”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter