O governador Tião Viana se reuniu na manhã desta quinta-feira, 20, com o assessor da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Acre, Neto Ribeiro, para tratar dos desafios da implantação de um marco científico estadual que acompanhe o novo modelo proposto de desenvolvimento do setor, o da Tríplice Hélice.
Segundo Neto Ribeiro, a Tríplice Hélice consiste em unir Estado, centros de ensino e a iniciativa privada num mesmo rumo que alavanque o desenvolvimento científico. Assim, o principal objetivo é apoiar pesquisadores, o desenvolvimento e a propagação da ciência e da tecnologia no Estado e fazer com que as pesquisas realizadas nas instituições cheguem ao mercado.
“Nosso principal ponto de ação hoje é o Marco de Ciência e Tecnologia estadual e projetos para que a Tríplice Hélice seja realmente integrada. É um trabalho cujo maior objetivo é o desenvolvimento do Acre”, conta Neto Ribeiro.
Em maio deste ano, o governador Tião Viana recebeu a carta de apoio ao projeto de lei estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, assinado conjuntamente por instituições parceiras. No mesmo ato, ele encaminhou a minuta do projeto ao parlamento acreano para apreciação.