Tião Viana discute criação de Conselho para os povos indígenas Yawanawa

Os indígenas querem criar um Conselho de Acompanhamento da Elaboração do  Plano de Vida do Povo Yawanawa (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Os indígenas querem criar um Conselho de Acompanhamento da Elaboração do
Plano de Vida do Povo Yawanawa (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil, nesta sexta-feira, 28, com as lideranças indígenas dos povos Yawanawa de nove aldeias do Alto Rio Gregório, em Tarauacá. A pauta refere-se à criação de um Conselho de Acompanhamento da Elaboração do Plano de Vida do Povo Yawanawa. A reunião foi mediada pelo assessor especial de Assuntos Indígenas, Zezinho Kaxinawá, e o líder indígena, Joaquim Yawanawá.

“Com a instituição desse conselho será possível decidir melhor junto ao governo, os investimentos e ações para as comunidades”, afirma Joaquim. A liderança conta que a unidade irá tratar de todo o processo e relação entre o povo e o governo, sobre a instituição do marco regulatório, o crédito do carbono e o pagamento por serviços ambientais.

O conselho já possui representação nas aldeias Matrinxã, Amparo, Yawarani, Sete Estrelas, Tibúrcio, Escondido e Mutum. “As representações são essenciais para acompanhar todo o processo e construí-lo de maneira democrática e participativa”, pontua Zezinho Kaxinawá.

As lideranças aproveitaram para agradecer todo o apoio do governo do Estado e os diversos investimentos nas comunidades. “Vamos trabalhar para avançar nas agendas de resultados junto às equipes. Vocês são irmãos de caminhada, de vida, e sempre contarão com o apoio do governo”, garantiu o governador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter