Tião Viana discute alternativas sustentáveis com ONG Amigos da Terra

Roberto Esmeraldi, diretor da Amigos da Terra, elogiou projetos do governo e fechou parcerias (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Roberto Esmeraldi, diretor da Amigos da Terra, elogiou projetos do governo e fechou parcerias (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na tarde desta terça-feira, 11, na Casa Civil, com o diretor da organização não governamental (ONG) Amigos da Terra, Roberto Esmeraldi, para discutir praticas ambientais sustentáveis.

A instituição é especialista em desenvolver projetos de arranjos para o setor produtivo rural que causam menos impacto ao meio ambiente.

Com 26 anos de existência, a Amigos da Terra já desenvolveu importantes projetos no Acre desde os anos 90, entre eles o processo de beneficiamento de castanha da Cooperacre.

Agora, Tião Viana convidou a ONG para fazer parte do processo de inserção de mercado da Peixes da Amazônia, maior complexo de piscicultura do Brasil que entrou em funcionamento pleno no Acre há pouco tempo.

Esmeraldi aproveitou sua agenda no Acre para conhecer o complexo e conversar com a diretoria sobre propostas.

“O governador nos chamou para apoiar essa inserção do complexo no mercado, principalmente de especialidades”, conta Roberto Esmeraldi, que veio de São Paulo para uma temporada no Acre em busca de novos projetos.

Ele, que também é chefe de cozinha, foi convidado pelo governador a participar do projeto da Escola de Gastronomia do governo e já deu sua palavra de que irá se juntar à equipe.

Ainda assim, o que mais impressionou Roberto Esmeraldi foram os avanços do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Acre. O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O Acre é um dos recordistas no CAR, com mais de 60% dos imóveis registrados. “O Acre é um laboratório no quesito de implantação do CAR. Essa é uma ação essencial, pela qual o poder público poderá dar respostas mais rápidas e eficientes para a população rural”, explica Roberto Esmeraldi.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter