Tião Viana anuncia melhorias no transporte escolar hidroviário

O governador Tião Viana se reuniu na manhã desta segunda-feira, 10, com os gestores das secretarias estaduais de Educação e Esporte (SEE), Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Florestal, da Indústria, Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). Em pauta, o transporte escolar hidroviário oferecido pelo governo do Estado nos municípios acreanos.

Tião Viana pediu empenho de todas as pastas envolvidas no processo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana pediu empenho de todas as pastas envolvidas no processo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Tião Viana apresentou o modelo utilizado por outros estados brasileiros e sugeriu que os modelos utilizados aqui sejam adaptados à realidade dos rios da região. O governador lembrou ainda que todas as embarcações serão equipadas com os coletes salva-vidas e demais itens de segurança. “Vamos transportar nossos alunos e professores de maneira digna e com toda segurança que o transporte fluvial exige. Um investimento de R$ 26 milhões que vai beneficiar quase 1.500 alunos em todas as regiões do Acre”, disse.

Daniel Zen, secretário de Educação e Esporte, disse que as embarcações adquiridas pelo governo com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem atender os alunos com qualidade, além de gerar emprego e renda aos fabricantes de barcos da região. “O governo garante a educação e a segurança desses alunos e, ao mesmo tempo, aquece a indústria naval acreana. Ganham os alunos e os trabalhadores das regiões contempladas” afirmou Zen.

Até o fim do ano passado, 96 rotas eram atendidas pelo governo do Estado. Com a discussão para a escolha do novo modelo que atenda a necessidade acreana, a previsão para 2014 é de que esse número seja  ampliado para 108 rotas e beneficie um número maior de alunos e professores das escolas rurais e indígenas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter