Termo de cooperação com Iapen e Sest/Senat proporciona novas perspectivas para a segurança pública

Com novas perspectivas para a segurança pública direcionadas para o apenado e a valorização do servidor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), o órgão assinou nesta terça-feira, 11, um termo de cooperação técnica com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) em Rio Branco.

Assinatura do termo de cooperação na sede do Sest/Senat. Foto: José Caminha/Secom

O termo de cooperação técnica irá promover bem-estar aos servidores do Iapen, auxiliando na melhoria da qualidade de vida, por meio dos serviços que serão ofertados pelo Sest/Senat, seja em cursos profissionalizantes, atendimento odontológico, fisioterapia ou outras atividades da área de saúde.

Profissional Drisana Nogueira realizando procedimento odontológico na servidora do setor de Gestão de Pessoas do Iapen. Foto: José Caminha/Secom

O compromisso firmado com a diretoria do Sest/Senat também abrange a pessoa presa, isto é, a mão de obra do apenado será utilizada para a prestação de serviços na unidade do Sistema S. Essa parceria possibilitará a ressocialização, ou seja, a reintegração do apenado que está saindo do Sistema Prisional.

Apenado. Foto: José Caminha/Secom

A psicóloga do Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário, Adriana Maia, destacou: “É mais saúde, qualificação profissional e lazer para os servidores. Agora teremos uma carteira de conveniado, que nos dará descontos em muitos serviços”.

Psicóloga Adriana Maia, do Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário. Foto: José Caminha/Secom

Chance para recomeçar

“Com esse documento, o Iapen oferta a mão de obra dos apenados, com os serviços de roçagem, manutenção, limpeza predial e pintura do espaço do Sest/Senat. Além disso, serão ofertados cursos e palestras para os familiares dos apenados. Isso será importante para trazer novas perspectivas para o núcleo familiar da pessoa presa”, disse o presidente do Iapen, Glauber Feitosa.

Presidente do Iapen, Glauber Feitosa. Foto: José Caminha/Secom

O acesso a um novo ambiente pode trazer várias mudanças na vida de qualquer ser humano. É isso que está sendo realizado por meio da iniciativa dos órgãos de segurança pública do Acre e o Sistema S.

Reintegração social por meio do termo de cooperação técnica sendo realizada por meio de serviços na sede do Sest/Senat. Foto: José Caminha/Secom.

“Este dia marca a concretização da parceria entre Sest/Senat, Iapen e Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre [Asspen], por meio do termo de cooperação. Assim, atenderemos um público-alvo, que são os servidores do Iapen, os familiares dos apenados, e a pessoa presa, por meio da ressocialização”, disse a diretora do Sest/Senat, Socorro Vale.

Diretora do Sest/Senat, Socorro Vale. Foto: José Caminha/Secom

Além desse termo de cooperação com o Sest/Senat, há também outro que já está apresentando bons resultados, feito com o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), que disponibilizou fardamento, equipamento de jardinagem, isto é, roçadeira, que também são utilizadas para a manutenção de estradas como a BR 364.

Gestores do Iapen, gestora do Sest/Senat, presidente da Asspen. Foto: José Caminha/Secom.

Na cerimônia de assinatura do termo de cooperação estiveram presentes o coordenador de Promoção Social, Paulo Roberto Gomes; a
coordenadora de Desenvolvimento Profissional, Luane de Almeida; a coordenadora de Administração e Finanças, Luciana Araújo; equipe do Sest/Senat e o presidente da Associação dos Policiais Penais, Carlos Leopoldo e o diretor executivo e operacional do Iapen, Marcelo Lopes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter